Grupo de pesquisa da Ufal realiza colóquio sobre educação infantil
Geppeci discute questões ligadas à criança e à educação infantil
- Atualizado em
Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (Geppeci) realizou nesta quinta-feira (4), o 1° Colóquio do Geppeci. O tema abordado foi A infância e as Ciências Sociais: contribuições da antropologia da criança, debatido pela professora Marina Rebeca Saraiva, pesquisadora de desenvolvimento científico regional Ufal/Fapeal.
O evento organizado pelos professores da Ufal Cleriston Izidro dos Anjos, Solange Estanislau dos Santos, Andreza Fabrícia Pinheiro da Silva e Marina Rebeca Saraiva, contou com a presença de estudantes de graduação, pós, professores de educação infantil, pesquisadores de diversas unidades e pessoas interessadas na criança e em educação infantil.
Segundo os coordenadores do grupo, Cleriston e Solange, o intuito foi discutir as contribuições das ciências sociais e da antropologia da criança, para pensar pesquisas de formação docente e pedagogias infantis.
O Geppeci surgiu em 2016 e é composto por pesquisadores da Ufal, da Unesp e da Universidade de UMinho, em Portugal. “Nosso grupo conta com três linhas de pesquisa: Formação de professores para educação infantil; Políticas e imagens das crianças e da infância brasileira; e Produção cultural das e para as crianças”, afirmou Cleriston Izidro.
O próximo evento do grupo será o 3° Seminário Luso-brasileiro de Educação Infantil, com o tema Políticas, direitos e pedagogia das infâncias, que será realizado nos dias 3 e 5 de julho, na Ufal. Detalhes do evento podem ser conferidos aqui.
Mais informações sobre o Geppeci pelo e-mail geppeci@gmail.com ou na página do grupo no Facebook.