HUPAA oferta serviços e ações educativas em Mutirão Nacional da Rede Ebserh

Evento acontece em diversos setores do hospital, das 8h às 16h


- Atualizado em
Mutirão é uma ação articulada entre a Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-Graduação / Gerência de Ensino e Pesquisa, e a Gerência de Atenção à Saúde do HUPAA
Mutirão é uma ação articulada entre a Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-Graduação / Gerência de Ensino e Pesquisa, e a Gerência de Atenção à Saúde do HUPAA

Gabriela Rodrigues – jornalista colaboradora

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes – HUPAA promove nesta quarta-feira (31), das 8h às 16h, o Mutirão Nacional da Rede Ebserh 2017, evento que envolve atividades assistenciais à população, ações educativas, palestras e debates. O mutirão é uma ação articulada entre a Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-Graduação / Gerência de Ensino e Pesquisa, e a Gerência de Atenção à Saúde do HUPAA e envolve a participação de médicos, enfermeiros, pesquisadores e profissionais das áreas de assistência à saúde e administrativa.

O mutirão oferece cirurgias, exames e consultas à população e ações educacionais, como a Campanha Antitabagismo (que ocorre na sala de espera do Centro de Oncologia [Cacon] e no hall de entrada do hospital) e palestras no Miniauditório I, hall do Serviço de Arquivo Médico (Same) e hall do Ambulatório III. Diversas atividades de orientação/conscientização relacionadas a oncologia, HIV/aids, nutrição, atividade física, biblioterapia e vacinação acontecem no hall de entrada do hospital e no hall entre os Ambulatórios I e II. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

Os procedimentos cirúrgicos, consultas e exames são ofertados nas especialidades de Odontologia para pacientes com necessidades especiais, Otorrinolaringologia, Cirurgia de cabeça e pescoço e Oftalmologia.

O 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh disponibilizará mais de 8 mil procedimentos em todo o país, o que equivale ao dobro de atendimentos realizados na primeira edição do mutirão, em 2016, na qual foram realizados 3.649 atendimentos em 22 Estados e Distrito Federal. A iniciativa contará com a participação de todos os 39 hospitais universitários filiados à estatal, nas cinco regiões do país e tem o objetivo de desafogar o excesso de demandas do Sistema único de Saúde – SUS.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.