Reitoria reafirma compromisso da gestão com a manutenção do Profiap

Gustavo Madeiro foi indicado novo coordenador pro tempore e aulas já foram retomadas com o aval do comitê gestor nacional do programa

Mercia Pimentel - jornalista

Em virtude das investigações envolvendo professores do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede (Profiap), a gestão central da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tomou decisões no sentido de prezar pela continuidade e qualidade do curso ofertado na Ufal. Dentre as primeiras medidas, a indicação do professor Gustavo Madeiro da Silva para ocupar, em regime temporário, o cargo de coordenador na Ufal, com o aval do Comitê Gestor e Comissão Acadêmica Nacional deste programa de pós-graduação.

Gustavo Madeiro é professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e também está à frente da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). Madeiro já conversou com os alunos e estabeleceu, junto às pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e de Gestão de Pessoas (Progep), a retomada das aulas, que estavam paralisadas há duas semanas. Na manhã de hoje, a pró-reitora Carolina Abreu, o coordenador de Pesquisa André Lage e o coordenador pro tempore visitaram a turma na primeira aula após a suspensão, tranquilizando os estudantes quanto à continuidade do curso.

"No momento, precisamos tranquilizar os alunos sobre a continuidade das aulas e do programa, para que eles voltem a se preocupar unicamente com suas obrigações acadêmicas. Temos o forte apoio da Reitoria, da Feac e da Coordenação Nacional pelo restabelecimento da normalidade", disse Gustavo Madeiro. Segundo André Lage, a primeira prioridade foi garantir a continuidade das aulas, como já foi feito. Agora, a prioridade é a publicação de edital para o credenciamento de professores.

Outra ação desenvolvida foi a ida da reitora Valéria Correia a Brasília, no último dia 25, para entrega à Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e ao Comitê gestor nacional do Profiap de um documento com o relato dos últimos acontecimentos envolvendo o programa de pós-graduação em rede na Ufal. "O retorno foi muito positivo, não haverá suspensão do curso, garantimos não apenas a continuidade das aulas, mas também o apoio da comissão nacional, que se colocou à disposição para apoiar no que for preciso, inclusive, com o credenciamento de novos professores para auxiliar no curso", explicou a reitora.

No dia anterior, a reitora se reuniu com representantes da Propep, com a direção da Feac e com discentes do curso para discutir questões e medidas atinentes ao prosseguimento das atividades do mestrado em consonância com os princípios da rede Profiap, comprometendo-se a realizar para isso o devido diálogo com seu comitê gestor.

"A Universidade Federal de Alagoas tomou todas as providências cabíveis e declara o seu categórico interesse na manutenção das atividades da rede Profiap, reiterando a sua disposição em contribuir para a elucidação dos fatos, bem como o seu compromisso na busca pelos subsídios necessários ao prosseguimento do curso, dado o seu perfil de tamanha expressividade social, particularmente no processo de formação de quadros técnicos, haja vista que cerca de 70% de seu corpo discente é constituído por servidores da própria instituição", declarou a reitora no documento enviado para a Andifes. O documento também será encaminhado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).