Edufal amplia o número de títulos selecionados em edital

Mais dez obras foram incorporadas ao Edital de Apoio à Publicação e Editoração da Fapeal


- Atualizado em
O diretor da Edufal, Osvaldo Maciel, com os professores Alessandra Marchioni e Fernando Gomes
O diretor da Edufal, Osvaldo Maciel, com os professores Alessandra Marchioni e Fernando Gomes

Márcia Alencar – jornalista

O diretor da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), professor Osvaldo Maciel, ao mesmo tempo em que divulga o resultado final do Edital de Apoio à Publicação e Editoração da Fapeal, anuncia o financiamento para mais 10 títulos, chegando a sessenta os títulos selecionados. “O esforço para essa ampliação, realizado pela Edufal e pela Imprensa Oficial, tem a ver com a excelência dos trabalhos inscritos”, destacou ele.

Os recursos não alteraram a ordem de classificação que havia sido apresentada no resultado preliminar, em 12 de junho. As obras devem ser lançadas na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que será realizada de 29 de setembro a 8 de outubro, no Centro de Convenções de Maceió, numa parceria entre Ufal, Fundepes, Governo do Estado e Prefeitura de Maceió. Já o edital que selecionou as sessenta obras tem a coordenação da Edufal, em parceria com a Imprensa Graciliano Ramos e a Fapeal, que disponibilizou R$ 150 mil de recursos próprios para as publicações.

A chamada reuniu obras originais, que abordassem resultados de pesquisas relevantes. São resultados dos trabalhos dos pesquisadores tanto vinculados ao sistema de pós-graduação local quanto a outras instituições alagoanas que promovem o avanço científico e acadêmico.

Esse edital contou com critérios de avaliação diferenciados e inovadores, ampliando os pareceres externos à Universidade e ao Estado de Alagoas. “A equipe Edufal, por meio da bibliotecária Fernanda Lins, e o Conselho Editorial, coordenamos a avaliação e as escolhas dos perecistas e chegamos a ótimos resultados”, ressalta Osvaldo Maciel.

Nessa nova fase, a Edufal irá definir um cronograma de trabalho com a Imprensa Oficial e os autores contemplados, para iniciar a produção de capas, diagramação e impressão para vencer o curto tempo até a bienal 2017. Veja aqui o resultado final.

Autores destacam o sucesso do edital

A professora da Faculdade de Direito, Alessandra Marchioni, uma das autoras contempladas, ressaltou a visão científico/acadêmica deste edital que selecionou seu terceiro livro organizado: Acesso a moradia e exclusão social , resultado de pesquisas do Núcleo de Pesquisa em Direito Internacional e Meio Ambiente da Ufal (Nedima). “Nosso grupo trabalha com esta temática desde 2010 e o primeiro volume foi lançado na Bienal do Livro de 2015”, informa. Essa obra contemplada tem a participação das professoras doutoras do Ifal, Ane Francialy Araújo e Maria Lucilene Silva.

Para o professor da Faculdade de Letras, Fernando Gomes, o edital deste ano se diferenciou pelas propostas de avaliação muito pertinentes para um livro mais acadêmico como o dele, cujo título é Hipertexto revisitado: novas perspectivas para a pesquisa e ensino , seu primeiro livro pela Edufal, apesar de ser um tema já estudado desde 2007 onde discute a técnica e subsídios para o uso dos professores em sala de aula. “É uma revisão e atualização do que já vem sendo pesquisado e publicado”, destaca ele.