Pagamentos de bolsistas da UAB estarão disponíveis para consulta no Portal da Ufal
Coordenador da Cied afirma que medida reforça transparência no uso dos recursos públicos
- Atualizado em
Ascom Ufal
A partir deste mês de junho, todas as autorizações de pagamento para os cursos, professores, tutores e integrantes de equipe multidisciplinar de apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Ufal poderão ser consultadas na aba Transparência, disponível no portal da instituição.
A publicação será mensal, lançada no início de cada mês, relativa à lista de bolsistas autorizada no fim do mês anterior. A primeira está prevista para ser divulgada no dia 19 de junho.
Responsável pela Coordenadoria de Educação a Distância (Cied), Gustavo Madeiro explica que “a iniciativa da divulgação vem em complemento à realização do edital de seleção de professores, nº1/2017, num esforço conjunto da gestão central da Universidade e dos coordenadores dos cursos UAB de transparência no uso dos recursos públicos”.
“Assim como o edital de professores, essa é a primeira publicação da lista de bolsistas de toda a história dos cursos UAB na Ufal. O edital buscava combater pessoalismos e processos não transparentes de escolha dos bolsistas. A seleção teve um retumbante sucesso, inclusive, por incluir servidores técnicos e lotados nas unidades do interior no processo seletivo, sem distinções”, afirma. “Pretendemos que, nos próximos meses, a totalidade dos bolsistas seja escolhida por critérios meritocráticos, com processos transparentes e amplamente divulgados”, completa.
Os cursos da UAB, ofertados na modalidade a distância, são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do pagamento de bolsas e recursos do custeio. Os bolsistas são professores, tutores e integrantes de equipe multidisciplinar de apoio. A maioria é de servidores da Ufal, incluindo professores e técnicos.