Reitora solicita apoio de Ministro do Turismo para obras e compra de equipamentos

Diálogo com ministros e com a bancada alagoana busca superar as dificuldades com os cortes de verbas

Entre as questões em pauta com o Ministro, foram solicitados recursos para a construção de quadras cobertas para o Campus do Sertão e Campus Arapiraca, além da Unidade de Palmeira dos Índios | nothing

Lenilda Luna - jornalista

A reitora Valéria Correia e a equipe da gestão estão buscando apoios e alternativas para manter as obras em andamento na Ufal e conseguir recursos para outras demandas importantes em relação a infraestrutura e equipamentos para os três campi e respectivas unidades acadêmicas. Nesta quinta-feira (20), o Ministro de Turismo, Marx Beltrão, esteve no gabinete da reitora para discutir alguns projetos.

Durante a reunião, o Marx Beltrão, garantiu um empenho pessoal em conseguir verbas para a Universidade. "Parabenizo a reitora que com sabedoria, nesse momento de contigenciamento de verbas, tem buscado o diálogo com a bancada de Alagoas no Congresso. Como Ministro do Estado e egresso do curso de Agronomia da Ufal, farei tudo o que estiver ao meu alcance para colaborar com a Ufal", declarou o Ministro.

Entre as questões em pauta com o Ministro, foram solicitados recursos para a construção de quadras cobertas para o Campus do Sertão e Campus Arapiraca, além da Unidade de Palmeira dos Índios, cujos projetos foram protocolados em maio deste ano, no Ministério dos Esportes. Também foi tratada a necessidade de um aditivo do orçamento previsto para a conclusão do Complexo Esportivo da Ufal. "Farei essa interlocução com o Ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, para conseguir a liberação dessas verbas", garantiu o Ministro.

Também foram discutidos os projeto de Laboratório para o Curso de Engenharia de Energias Renováveis, que funciona no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), desde 2014, e está para formar a primeira turma de graduação. Outra questão importante e a garantia de recursos para equipar o Hospital Universitário. "Queremos trazer boas notícias para a comunidade universitária através dessa parceria", disse Marx Beltrão.

A reitora Valéria Correia destacou a importância desse apoio que o Ministro Marx Beltrão está garantindo à Ufal. "Desde que iniciamos essas tratativas, estamos contando com a colaboração do Ministro. Temos um compromisso também de conseguir apoio para a reforma dos Museus Théo Brandão e de História Natural, assim que for possível, após essas demandas que já estão sendo encaminhadas", ressaltou a reitora.

Uma outra questão importante discutida na reunião é a mediação junto ao Ministério da Educação para a liberação das vagas já pactuadas com a Ufal. "O Governo decidiu no final de 2016 congelar a oferta de vagas, mas nós temos novos cursos como o de Engenharia Renováveis, no Ceca, Medicina, no Campus Arapiraca, e os novos cursos da Unidade de Penedo, que precisam oferecer novas vagas na próxima seleção unificada", explicou a reitora.

Ainda sobre Penedo, a reitora solicitou também o apoio para a construção do prédio próprio da Unidade, já que os cursos funcionam em um imóvel cedido pela Prefeitura. Já estive uma negociação com o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, para que seja doado um terreno para a construção de um prédio próprio na cidade. "Mesmo com cortes no orçamento, precisamos garantir a realização dessa obra importante para a região do baixo São Francisco", enfatizou a reitora.

Sobre a expansão universitária, a reitora ressaltou o compromisso em consolidar os cursos. "Estamos acompanhando todas as reivindicações da comunidade universitária nos campi e unidades do interior e vamos em busca de apoio para responder à todas as demandas, incluindo o funcionamento dos restaurantes universitários, a instalação de laboratórios e outras necessidades para qualificar a expansão e garantir a permanência dos estudantes", afirmou Valéria Correia.