Ufal se prepara para avaliação do MEC

Gestão institui cronograma de ação

Rafaela Oliveira - estudante de Relações Públicas

O período de avaliação está se aproximando e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se prepara para receber a comissão enviada pelo Ministério da Educação. O recredenciamento é o resultado de uma avaliação que define se a Instituição de Ensino Superior (IES) atende aos indicadores de qualidade para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação. É a primeira vez em 56 anos que a instituição passa por esse tipo de avaliação.

O processo de recredenciamento institucional está previsto na Lei do Sinaes no 10.861/2004, e conforme Decreto Federal 5.773/2006 e Portaria Normativa n° 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, na qual as IES devem periodicamente, após processo regular de avaliação, renovar seu processo de credenciamento.

De acordo com o procurador educacional institucional, Tiago Leandro Cruz, apesar do momento ser especial, não há motivos para preocupação: “A Ufal já recebe rotineiramente comissões do Inep para a avaliação dos cursos. A diferença é que dessa vez seremos avaliados enquanto instituição. É um processo comum, que todas as instituições de ensino superior passam e que busca garantir o que a lei do Sinaes preconiza”, explica.

Diálogo é prioridade na preparação

Para auxiliar na difusão da importância do processo diante da comunidade acadêmica, foi formada uma comissão de recredenciamento, presidida pela reitora Valéria Correia e composta pelo procurador estudantil institucional Tiago Leandro Cruz, pelo pró-reitor de Gestão Institucional, Flávio José Domingos, e Conceição Valença, docente do Centro de Educação (Cedu), que assessora o processo.

A Comissão definiu um plano de ação para envolver a comunidade acadêmica no processo. O cronograma inclui reuniões com os setores da administração central, com os gestores das unidades acadêmicas, com os núcleos docentes estruturantes (NDEs) e colegiados de curso.

“As visitas nas unidades acadêmicas possuem dois objetivos: o primeiro é criar um momento particular onde possamos informar os estudantes, técnicos e professores da importância do recredenciamento. O segundo é garantir o diálogo direto com a comunidade acadêmica, mostrando as ações feitas pela gestão até agora e as fragilidades ainda existentes”, destaca o procurador institucional.

O primeiro encontro das unidades acadêmicas foi realizado no Instituto de Psicologia (IP), no Campus A.C. Simões, onde a reitora Valéria Correia se reuniu com o conselho ampliado no dia 11 de julho. Estiveram presentes o vice-reitor, José Vieira, a pró-reitora de Graduação, Sandra Regina, a pró-reitora Estudantil, Silvana Medeiros, o superintendente de infraestrutura, Márcio Barboza e o procurado institucional, Tiago Cruz.

O cronograma completo das visitas às unidades acadêmicas pode ser acessado no link.