Expofísica 2017 comemora 15 anos com novidades na programação

Mostra homenageia a cientista polonesa Marie Curie, vencedora de dois prêmios Nobel

A mostra desperta a curiosidade dos estudantes para o mundo científico | nothing
A mostra desperta a curiosidade dos estudantes para o mundo científico

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

A Expofísica, que teve início nesta quarta-feira (27), está comemorando 15 anos com uma programação diversificada e cheia de novidades. Este ano, a homenageada é a cientista polonesa Marie Curie, primeira e única mulher a receber dois prêmios Nobel, um em Química e outro em Física. A mostra científica é promovida pelo Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e segue até o dia 29 de setembro.

“Resolvemos mudar a cara da Expofísica, trazendo pela primeira vez estudantes do Ensino Médio para apresentar trabalhos aqui. Conseguimos 18 apresentações que vão da Robótica à Astronomia. No horário da manhã, mais de cem alunos estão acompanhando nossas atividades”, afirmou a coordenadora-geral do evento, professora Tereza de Araújo.

Outra novidade é o estande A Física da Música, onde os visitantes podem observar na prática os conceitos como som, timbre e frequência. Vivenciar a teoria estudada em sala de aula é de extrema importância, segundo o professor Kaldy Luiz, da Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira. “A mostra desperta a curiosidade dos estudantes para o mundo científico, além do talento para docência ou mesmo para a área da pesquisa em Física. É o momento de ver na prática a parte mágica e bonita da disciplina”, contou.

A estudante Jadiele da Silva, do terceiro ano do Ensino Médio, acompanhou as palestras ministradas por estudantes da Ufal para conhecer mais sobre o mundo da física. “É uma forma de abrirmos nossa mente e uma oportunidade de ouvir o que as pessoas que já estão na Universidade tem a falar. Conhecimento nunca é demais, principalmente para nós, que estamos prestes a entrar na faculdade”, disse. Além dos estandes com experimentos e atividades práticas, a mostra apresenta a Expocultural, uma exposição que reúne charges e caricaturas de Os Kara Lisa e artes da professora Tereza de Araújo.