Novo equipamento para radioterapia deve chegar ao HU até o final do ano
Senador Benedito de Lira garantiu que o Acelerador Linear será enviado pelo Ministério da Saúde
- Atualizado em
Lenilda Luna - jornalista
Um anúncio importante foi feito pelo senador Benedito de Lira (PP/AL) em visita ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no final da manhã desta sexta-feira (22). O parlamentar garantiu que esteve reunido com a equipe do Ministério da Saúde (MS) e conseguiu que um dos Aceleradores Lineares adquiridos pelo ministério seja enviado para o HU. “Acreditamos que o equipamento estará aqui até o final deste ano”, declarou o senador.
A solicitação do equipamento foi feita pela reitora Valéria Correia e pela superintendente do Hospital Universitário, Regina Maria dos Santos, desde o início do ano, em várias reuniões no Ministério da Saúde, na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e com a bancada alagoana com Congresso Nacional. “É com grande alívio que recebemos essa notícia e vamos acompanhar os próximos passos até que o Acelerador Linear esteja efetivamente instalado no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon)”, destacou a reitora Valéria Correia.
O Acelerador Linear é um equipamento utilizado na radioterapia, em pacientes com câncer, e é fundamental para destruir células cancerígenas sem danificar muito o tecido saudável ao redor do tumor. “O acelerador que nós temos já está obsoleto e precisamos substituí-lo antes que se finde a sua vida útil, porque o tratamento desses pacientes não pode ser interrompido. O Hospital Universitário é referência nesse atendimento para pacientes do Serviço Único de Saúde que não teriam como pagar um procedimento tão caro em uma rede privada. Este equipamento pode fazer a diferença entre a vida e a morte para as pessoas que nos procuram”, enfatizou a superintendente do Hospital Universitário, Regina Maria.
Após a reunião, o senador Benedito de Lira acompanhou a reitora Valéria Correia, a superintendente Regina Maria e a equipe do Hospital Universitário em uma visita pelos setores, inclusive para conhecer a sala que vai recebem o equipamento. “É um ambiente que precisa ter uma adaptação para cumprir os critério de segurança, já que se trata radiação. Mas temos já todas as condições para receber o acelerador linear e com isso vamos mais que dobrar a capacidade de atendimento”, ressaltou a superintendente.