Professores e estudantes da Ufal participam de Ciseco

Evento inicia discussões com grande inserção alagoana; Ufal é maioria nos grupos de trabalhos e apresentações

Evento é realizado na cidade de Japaratinga. Fotos: Manuel Henrique | nothing
Evento é realizado na cidade de Japaratinga. Fotos: Manuel Henrique

Ascom Fapeal

A função social da comunicação, esta foi a abordagem que endossou as discussões da 8ª reunião do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco), realizada nesta segunda-feira (25), em Japaratinga. O tema A Circulação discursiva e transformação da sociedade permeou o último pentálogo com debates iniciais e, traz um itinerário ainda mais incisivo.

O diretor do Ciseco, Antônio Fausto Neto, abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes e frisando a relevância por estimular um trabalho exitoso, tanto em público quanto em estudos qualificados. O diretor expôs, ainda, a necessidade de dar continuidade aos grupos de debates que são, muitas vezes, o pontapé para interlocuções que se iniciam dentro do evento. “O pentálogo existe há dez anos e tem contribuído assertivamente em pesquisas de impacto comunicacional ”, citou o comunicólogo.

Sandra Nunes Leite, coordenadora do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e responsável local pela organização do encontro, demonstrou gratidão pelos apoios fornecidos e convidou o público a interagir com a programação. A coordenadora agradeceu os auxílios concedidos pela Ufal, assim como do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). “Compilamos esforços e tivemos a oportunidade de dar seguimento às discussões que são tão pertinentes às problemáticas sociais”, explicou. A professora e pesquisadora da Ufal compõe a direção do Ciseco e proferiu uma palestra neste primeiro dia do evento, abordando em sua apresentação As encruzilhadas da Comunicação. Sandra Nunes se manteve em trabalho contínuo durante todo o ano de 2017 com a sua equipe, formada por alunos de Relações Públicas e Jornalismo da Ufal, que contribuem até o momento na execução do Ciseco.

A palestra de abertura manteve o formato de exposição de conteúdos e debate tradicional, e foi proferida pelo professor Adriano Rodrigues, da Universidade Nova de Lisboa. Em pauta, esteve o processo de aprendizagem na infância necessário para reproduzir as capacidades comunicacionais no indivíduo. O pesquisador abordou a evolução dos dispositivos que atuam neste meio de cognição e, influenciam na assimilação da linguagem e entendimento.

O Ciseco conta ainda com programações variadas até o dia 29 de setembro, em blocos de duas palestras pela manhã e à tarde e, disponibilizando similarmente grupos de trabalhos na quarta (27). O evento oferta também oficinas para a comunidade de Japaratinga, evolvendo a sociedade do litoral norte do Estado com as interações do colóquio. Todas as produções realizadas serão divulgadas no site que fornece maiores informações às instituições e participantes interessados.