Quinta Sinfônica terá concerto de duas orquestras

Ufal levará a Orquestra Pedagógica e a Sinfônica para o palco do Teatro Deodoro

Orquestra Pedagógica da Ufal é a convidada do próximo Quinta Sinfônica | nothing
Orquestra Pedagógica da Ufal é a convidada do próximo Quinta Sinfônica

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Concerto em dose dupla e garantia de música boa! Isso é o que garantem as orquestras Pedagógica e Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas que vão se apresentar no palco do Teatro Deodoro no próximo Quinta Sinfônica, dia 28 de setembro, às 20h. No repertório haverá homenagem aos 200 anos de Alagoas e a revelação de novos talentos, como o garoto de 10 anos, Anthoni Oliveira, que fará solo de flauta na peça Over the Rainbow, de Harold Arlen.

A entrada, você já sabe, é gratuita! É só chegar meia hora mais cedo para garantir seu convite. E já há um público garantido que irá prestigiar o concerto: 200 alunos da rede municipal de Maceió, das escolas Sagrado Coração, Maria de Fátima Lira, Sérgio Luiz e Natalina Costa.

Nessa apresentação conjunta, além da regente Débora Borges, professora do curso de licenciatura em Música, os músicos vão estar sob a batuta de Miran Abs, Abel dos Anjos e Rivaldo Souza. Eles também fizeram os arranjos das músicas que vão reger. Miran Abs é docente da Escola Técnica de Artes e, junto com Débora Borges, criou a Orquestra Pedagógica da Ufal. Abel dos Anjos é músico efetivo da Orquestra Sinfônica e Rivaldo Souza também é professor da licenciatura em Música.

O concerto terá três momentos. O primeiro será com a Orquestra Pedagógica que apresentará no repertório Guerreiro e Trenzinho Caipira e de Mozart a Alceu, com regência e arranjo de Miran Abs; e Over the Rainbow, de Harold Arlen, com solo de flauta de Anthoni Oliveira e regência e arranjo de Débora Borges. No segundo, as duas orquestras vão tocar Concerto for Strings in D major RV. 121, de Vivaldi, com Felipe Rodrigues Gusmão no piano e regência de Débora Borges.

Na terceira e última parte, a Orquestra Sinfônica apresenta cinco peças: Overture: The Hebrides op. 26, de Felix Mendelssohn, e Suite Peer Gynt n. 1, de Edvard Grieg, ambas com regência de Débora Borges; Upa neguinho, de Edu Lobo, com regência e arranjo de Abel dos Anjos; Entrada de Guerra e Marcha de Rua,com regência e arranjo de Rivaldo Souza.

Projeto de extensão

A Orquestra Pedagógica da Ufal (Opufal) foi criada há quase dois anos a partir do projeto de extensão Orquestra Jovem da Escola Técnica de Artes (ETA). Com a iniciativa, as professoras Miran Abs e Débora Borges buscam abrir um espaço de formação musical instrumental coletiva, voltada aos alunos de Música da Ufal – cursos de graduação, técnico e de extensão.

Para Miran, a Opufal é um laboratório, um espaço de descoberta de novos talentos e surgiu da necessidade de haver um ambiente na Ufal para trabalhar como laboratório musical. “Nossos integrantes são pessoas da comunidade, crianças, adolescentes, jovens e adultos, alunos de prática de conjunto e prática orquestral da nossa Escola Técnica de Artes, de extensão e do curso de graduação [licenciatura em Música]”, destacou.

Quinta Sinfônica

O projeto Quinta Sinfônica está em sua sétima edição e é realizado pela Ufal, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). Ao longo dos últimos anos, são oferecidos concertos gratuitos à comunidade, sempre na última quinta-feira do mês.

É um projeto de extensão da Universidade e vem conseguindo apresentar um repertório de músicas que vão do erudito ao popular, promovendo a formação do público para concerto.

O quê: Quinta Sinfônica – Orquestras Pedagógica e Sinfônica

Quando: 28 de setembro, às 20h