Reitora debate pesquisa científica em reunião com Propep e pesquisadores

Reunião tratou de temas como a 70ª reunião da SBPC e o Dia C da Ciência


- Atualizado em
Reunião foi realizada na última segunda-feira (25)
Reunião foi realizada na última segunda-feira (25)

Izadora Garcia - relações públicas 

Na última segunda-feira (25), a reitora Valéria Correia se reuniu com pesquisadores da Ufal para discutir assuntos relacionados à 70ª Reunião Anual da SBPC e ao Dia C da Ciência, que acontecerá no dia 25 de outubro em todo o país. Ela salientou a importância de mostrar o que está sendo produzido nas instituições de ensino superior e como elas são capazes de mudar a realidade das pessoas para melhor.

“O objetivo do Dia C é informar sobre a produção do conhecimento nas universidades e, com isso, sensibilizar a população sobre a necessidade de apoiar a sobrevivência do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil, especialmente no contexto de cortes que estamos vivendo. Existimos, produzimos ciência e transformamos a vida da sociedade”, frisou Valéria.

Os pesquisadores foram orientados a realizar algumas ações para o Dia C da Ciência, como ofertar minicursos em escolas públicas e divulgar o resultado de pesquisas em exposições nos espaços públicos de poder. Além disso, os estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado podem participar da campanha #DiaC da Ciência, gravando vídeos com a temática “minha pesquisa é importante porque...” para circular nas mídias sociais. “Esperamos a contribuição da comunidade científica”, finalizou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Alejandro Frery. 

Já sobre a Reunião da SBPC, que será sediada pela Universidade no próximo ano, foram apresentadas as ações já realizadas pela equipe executora do evento, coordenada pelo vice-reitor, José Vieira. A Ufal está encarregada das questões inerentes à manutenção, segurança, trânsito, sinalização e comunicação do evento, além de coordenar as atividades paralelas à Reunião, como a SBPC jovem, SBPC Educação, SBPC Afro-indígena e SBPC Cultural.

O encontro terminou com avisos sobre cooperação com a Universidade de Pavia ,edital de apoio a publicações e sobre o rebaixamento de cursos na avaliação quadrienal. Segundo Alejandro, haverá uma reunião emergencial para discutir a situação dos cursos rebaixados. “É preciso verificar os pontos que desencadearam essa queda e ajustar condutas. Vamos estabelecer metas para que os cursos possam não apenas recuperar suas notas na próxima avaliação, mas superá-las”, conclui o pró-reitor.