‘Cidade & Signos’ leva resultado de pesquisas à Pinacoteca
Mostra é resultado de um projeto de extensão, que pesquisa a cidade e os elementos que a compõe
- Atualizado em
Ascom Ufal
Chega à Pinacoteca Universitária, nesta quarta-feira (31), a mostra itinerante Intervenções Cidade & Signos. Um projeto coletivo que aborda, com um olhar contemporâneo, a cidade e os elementos que a cercam. A exposição permanece nos salões do museu até o dia 09 de fevereiro.
A mostra é resultado do projeto de extensão de mesmo nome, que vem atuando desde 2015, e que integra alunos de cursos como Arquitetura e Urbanismo, Direito, Design e Teatro, coordenados pela professora e curadora da mostra Anna Maria Vieira, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Segundo a coordenadora do projeto, as obras que compõem a mostra estão sempre se renovando, devido à flexibilidade de adesão de novos participantes. “Desta vez até professores da universidade, colaboradores do projeto, vão expor. Bem como alunos que recentemente passaram a integrar o grupo Cidade e Signos na condição de colaboradores, alguns na expectativa de se tornarem bolsistas do projeto quando for publicado o próximo edital do Programa de Iniciação Artística [Proinart], junto a Pró-reitoria de Extensão [Proex] em 2018; todos os componentes estão muito engajados e felizes com os processos e seus resultados”, destaca Anna Maria.
O projeto caracteriza-se, também, por meio da prestação de serviços à comunidade, com intervenções artísticas, como grafites, instalações, performances e oficinas sobre arte urbana. Cidade & Signos se preocupa ainda com a apresentação de trabalhos em eventos culturais e científicos, tendo sido realizados no Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), no Avia! Semana de Design da Ufal, na 13ª Semana de Arquitetura e Urbanismo (Semau) e na 8ª Bienal Internacional do Livro em Alagoas.
A mostra, que já passou por diversos espaços culturais chega a um museu pela primeira vez. Na Pinacoteca serão expostos trabalhos individuais e coletivos por meio de diversos suportes, como: grafite, lambe-lambe, instalação, colagem, entre outros.
Neste primeiro dia de exibição, os artistas e colaboradores da mostra estarão no local para um dia de bate-papo e mediação. As atividades serão em dois turnos: manhã e tarde, visando a disponibilidade do público. Um novo encontro será realizado no último dia da mostra, em 9 de fevereiro, às 16h, quando o grupo encerra sua passagem nos salões do museu com um momento de música e manifestações artísticas livres.
Serviço
Data: de 31 janeiro a 09 de fevereiro.
Local: Pinacoteca Universitária/Ufal, Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, Pç. Visconde de Sinimbu, nº 206, 1º andar, Maceió - Alagoas.
Horário: De Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.
Contatos: (82) 3214-1545 | comunicacaopinaufal@gmail.com
Redes Sociais: facebook.com/pinacotecaufal | instagram.com/pinacotecaufal/ | twitter.com/pinacotecaufal