Ainda tem dúvida sobre o PDI? Entenda como funciona

Comissão esclarece sobre as principais dúvidas em relação ao processo

Por João Paulo Rocha - estagiário de relações públicas
- Atualizado em
Primeira etapa, de consulta pública, foi concluída em agosto.
Primeira etapa, de consulta pública, foi concluída em agosto.

Que o Plano de Desenvolvimento Institucional guiará as ações da Universidade Federal de Alagoas entre os anos de 2018 e 2022, todo mundo já sabe, mas você conhece o minucioso e coletivo trabalho existente por trás da elaboração desse documento? Separamos as principais dúvidas sobre o PDI para que todos fiquem ainda mais inteirados sobre sua importância para a nossa universidade.


Simplificando, o que é o PDI?
O PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) é uma exigência nos processos de avaliação institucional. Na prática, consiste em um documento no qual estão definidas as estratégias para atingir metas e objetivos da instituição de ensino superior, considerando aspectos como a filosofia de trabalho, a missão, as diretrizes pedagógicas, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas.

E como o processo é feito?
A metodologia para a elaboração do PDI da Ufal está ancorada na perspectiva de um planejamento democrático-participativo e a execução dos trabalhos estruturada através de uma comissão central, chamada grupo de trabalho. A comissão central está interligada a nove subcomissões e é presidida pela reitora da universidade, Valéria Correia. No PDI, a participação da comunidade é assegurada em três momentos, sendo convidada a discutir, refletir e debater sobre a Ufal que temos, a Ufal que queremos e como chegar na Ufal que queremos.

No que o PDI é baseado?
A construção do documento tem como referência os objetivos estratégicos, que serão escolhidos de acordo com as atividades fim da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Já as atividades meio, as que envolvem gestão institucional, gestão de pessoas, infraestrutura, política estudantil, deverão ter como premissa o alcance dos objetivos estratégicos relacionados às atividades fins. Após definição dos objetivos estratégicos, serão discutidas as ações que deverão ser implementadas pela universidade.

E quais as etapas até a conclusão do PDI?
Na íntegra, para que o documento seja elaborado, a comissão realizará: consulta pública online, consistindo na pesquisa aberta a todos; consulta por unidade acadêmica/campi fora de sede; Fóruns Temáticos, nos quais, a partir da escolha dos objetivos, as subcomissões irão elaborar propostas de ações estratégicas; audiências públicas descentralizadas, dando oportunidade de apreciar a proposta do documento final com os objetivos, ações e metas; finalizado, o documento deverá ser apresentado e apreciado pelo Conselho Universitário (Consuni), e servirá como referência para que as Unidades Acadêmicas e Campi fora de sede também construam seus planos, estes, chamados de Plano de  Desenvolvimentos de Unidade.