Mesa debate economia e formas de superar o subdesenvolvimento do Brasil

Professora da Universidade de Mackenzie foi convidada para as discussões

Por Amanda Alves – estagiária de Relações Públicas
- Atualizado em
Debate foi realizado no auditório da Reitoria. Foto: Renner Boldrino
Debate foi realizado no auditório da Reitoria. Foto: Renner Boldrino

Na manhã desta quinta-feira (4), aconteceu a mesa de abertura do evento Brasil: criatividade e talento para superação do subdesenvolvimento, realizado pela Faculdade de Direito (FDA) e a Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (Feac), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Lea Vidigal, professora da Universidade de Mackenzie, participou da mesa como convidada, e promoveu as discussões.

O principal debate girou em torno de assuntos econômicos, sobretudo, demandas do passado, e o plano de metas de Juscelino Kubitschek, que segundo Lea, são inspirações fundamentais para a construção de um futuro melhor.   

Para a professora, a superação do subdesenvolvimento envolve mergulhar no que é a essência do Brasil, no que a sua gente precisa, e no cuidado com as pessoas. “Se a gente pensa na pessoa, desde que ela nasce, até o momento que ela morre, em tudo que ela faz, em sua educação, saúde, formação, seus sonhos, a gente tem o essencial para construir qualquer instrumento de política econômica ou política pública, que seja realmente eficaz para superar essa questão do subdesenvolvimento”, destacou.

E completou: “O debate sobre o tema é essencial, hoje a gente tá em uma situação em que as pessoas estão desanimadas, não estão encontrando muita saída em sua representação política, na sua estrutura econômica, desemprego é uma realidade, a dificuldade na alimentação, na saúde... Então, o debate sobre como fazer para superar essa situação está na boca de todo brasileiro’’.