Reitora se reúne com parlamentares alagoanos para pleitear emendas

Verbas serão destinadas aos laboratórios e equipamentos da Ufal e para o Hospital Universitário

Por Izadora García - relações públicas
- Atualizado em
Reitora e Superintendente do HUPPA em reunião com o senador Renan Calheiros e o governador, Renan Filho. Foto: Arquivo pessoal
Reitora e Superintendente do HUPPA em reunião com o senador Renan Calheiros e o governador, Renan Filho. Foto: Arquivo pessoal

Na última semana, a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, e a superintendente do Hospital Universitário Alberto Antunes (HUPPA), Regina dos Santos, se reuniram com parlamentares da bancada alagoana, em Brasília. Na pauta estava a solicitação de emendas parlamentares como cooptação de recursos para a Universidade e para o Hospital Universitário.

Foram entregues aos parlamentares portfólios com as demandas da Ufal e do HUPPA. Para os campi, A.C Simões, Do Sertão e Arapiraca, foram solicitados recursos para equipar laboratórios.

“Temos 268 laboratórios, muitos dos quais precisamos equipar ou renovar seus equipamentos. São mais de 400 grupos de pesquisas que desenvolvem trabalhos fundamentais para o desenvolvimento e resolução de problemas comuns a sociedade alagoana. Mas que também dão importantes contribuições para o desenvolvimento da ciência no Brasil e no mundo”, enfatizou a reitora.

Além disso, também foram feitas solicitações para equipamentos culturais da Universidade: recuperação de prédios históricos como o Museu de História Natural (MHN) e construção de um complexo cultural para a Universidade.

No caso do HU, que hoje realiza mais de 4 mil procedimentos por mês e cerca de 16 mil consultas, parte das emendas seria destinada para custeio e a seria investida em áreas como oncologia, UTI pediátrica, e em alta complexidade como cirurgia bariátrica e transplante de córnea. “O hospital depende de emendas, tivemos poucos recursos de capital esse ano. Se continuarmos nessa linha, podemos ter problemas que podem comprometer o funcionamento”, afirmou Regina dos Santos.

Segundo a reitora e a superintendente, o ano foi difícil e a limitação de recursos atingiu a instituição.

Próximas reuniões ocorrerão ainda esta semana para discutir sobre o assunto. Para Valéria Correia o apoio dos parlamentares é fundamental para a Universidade. O prazo para indicação de emendas acaba no dia 1º de novembro.