Ufal sedia evento nacional de Psicologia Política
Simpósio realizado pela Associação Brasileira de Psicologia Política segue até 1º de novembro
- Atualizado em
Até a próxima quinta-feira (1°) a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será sede do 10° Simpósio de Psicologia Política, realizado pela Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP). Nesta edição, o evento tem como tema a Psicologia política no Brasil e enfrentamentos a processos antidemocráticos. A expectativa da organização é receber em torno de 600 pessoas na Universidade durante todo o evento.
A abertura aconteceu na última segunda-feira (29). A mesa foi presidida pelo vice-reitor da Ufal, José Vieira, e composta por membros da ABPP e outros pesquisadores. A conferência de abertura foi ministrada pelo professor Marco Aurélio Máximo Prado, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que levantou o debate em torno do tema.
O coordenador do simpósio, professor Frederico Alves Costa, ressaltou a importância da participação de estudantes, pesquisadores e movimentos sociais de todo o Brasil no evento.
“O tema é muito importante para pensarmos na nossa conjuntura política atual. Então nós teremos esses quatro dias para debater sobre essas questões que ameaçam tanto a vida de muitas minorias sociais, a própria ideia de universidade pública, e é sobre isso que nós vamos conversar e pensar em algumas estratégias. São temas que, como diz respeito a todos nós, à nossa vida e ao nosso cotidiano, são importantes para produzir pensamento crítico e reflexão crítica sobre o nosso momento atual”, afirmou o docente.
A programação conta com minicursos, conferência, diálogos, assembleia, simpósios temáticos com os eixos do evento, lançamento de livros, sessão de homenagens e 24 Grupos de Trabalho (GT), onde serão abordados os temas por alunos, professores e pesquisadores de todo o Brasil.
Dentre os convidados para participar do evento estão professores de universidades da Colômbia, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Brasília.
Mais informações sobre o simpósio podem ser conferidas no site do evento.