Programação especial marca 45 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo
Fundadores e alunas da primeira turma estiveram presentes na abertura das atividades
- Atualizado em
Em comemoração aos 45 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) elaborou uma programação especial para estudantes, professores e arquitetos formados pela instituição. As atividades acontecem até esta quarta-feira (14).
Os professores fundadores do curso na Ufal, Zélia e Vinicius Maia Nobre, e alunas da primeira turma de Arquitetura formada pela instituição estiveram presentes na abertura do evento, que debateu O papel do arquiteto e urbanista na sociedade brasileira. Além deles, participaram da mesa o pró-reitor de Gestão Institucional (Proginst), Flávio Domingos, representando a reitora Valéria Correia; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL), Heitor Maia; e a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Alagoas (IAB-AL), Isadora Padilha.
O pró-reitor Flávio Domingos destacou a importância e os as positivos que o curso traz ao longo dos seus 45 anos de existência.
“Temos alguns exemplos concretos do apoio que o curso de Arquitetura dá à Universidade Federal de Alagoas de uma forma geral. Cito aqui o nosso atual superintendente de Infraestrutura, professor Dilson Ferreira, que é professor de Arquitetura, cito o professor Jorge Marcelo, que projetou o Campus do Sertão, e também a professora Suzzan, que contribui conosco no GT [Grupo de Trabalho] de Segurança. Cito esses três exemplos, no sentido de agradecer ao curso de Arquitetura pela colaboração à toda a Ufal”, ressaltou.
Para compor a programação do evento, na manhã desta terça (13) foi aberta a exposição Mostra de Arquitetura Alagoana na sala de exposições da FAU. A tarde contou com a palestra A arquitetura de João Filgueiras Lima, Lelé: industrialização, conforto ambiental e humanização, ministrada pela professora Mariele Azoia Lukiantchuki, da Universidade Estadual de Maringá.
Já nesta quarta-feira, o tema da palestra é Patrimônio cultural e desenvolvimento urbano: limites e perspectivas, com a professora Nadia Somekh, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, às 10h, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV).
O Dia do Arquiteto, comemorado em 15 de dezembro, também contará com atividades que relembrem a celebração do curso. A FAU organizará apresentações dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no bloco, performances e oficinas de grafite, que acontece no pátio da unidade acadêmica.
Alunos pioneiros
A primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufal ingressou há 44 anos, em 1974, quando seu vínculo ainda era no Centro de Tecnologia (Ctec). Em 1978, foram 13 formados, sendo 12 mulheres e um homem. Uma das estudantes que fizeram parte dessa turma é a professora Josemary Ferrare, que passou no primeiro concurso para docente no curso da instituição e segue nela até hoje. Com mais de 38 anos de Ufal, a docente foi homenageada por alunos e colegas de profissão.
Ferrare relembra as dificuldades iniciais da implantação do curso e a alegria de ultrapassar cada barreira. “A gente contava com a garra e a disponibilidade de cada professor que ministrava cada disciplina e entrava no mutirão pelo ‘fazer acontecer’. O curso que veio de um sonho pensado e idealizado, inicialmente pela professora Zélia, mas que contou com o encontro de outros sonhos, porque antes só quem tinha condições de ir à Recife, Salvador ou Rio [de Janeiro] fazer Arquitetura poderia viver esse sonho. Cada um chegou querendo viver aquele sonho, se juntou e fez força para concluir”, relatou.