Ufal é parceira no maior evento brasileiro sobre Meteorologia
Congresso da SBMET será de 27 a 30 de novembro e reunirá pesquisadores nacionais e internacionais
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas, por meio do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), é parceira na realização do 20º Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMET), o maior evento do país nessa área. Com o tema Desafios do Monitoramento Meteorológico, vai ser realizado de 27 a 30 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, e já está com inscrições abertas. Para mais informações, clique aqui.
Promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), o congresso contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais sobre temas importantes para o entendimento dos fenômenos meteorológicos. Além disso, serão divulgadas as pesquisas mais recentes no campo acadêmico e as inovações tecnológicas na área de meteorologia.
“Como é de conhecimento de boa parte da sociedade, a maioria das atividades humanas depende de um monitoramento meteorológico contínuo e eficiente, pois a meteorologia influencia profundamente o desenvolvimento de diversos setores estratégicos para o país”, argumenta o diretor do Icat, Heliofábio Gomes, que também atua como diretor científico da SBMET e é presidente do Comitê Local do evento. “A gestão de recursos hídricos, a agricultura, a pecuária, a geração e comercialização de energia elétrica, a navegação aérea e marítima são alguns exemplos de uma extensa lista de atividades humanas que geram uma demanda elevada por informações meteorológicas e por técnicas de obtenção de dados, que são reunidas e discutidas bienalmente no Congresso Brasileiro de Meteorologia”, destaca o diretor.
Gomes afirma que “sem dúvida será uma oportunidade ímpar para população alagoana explorar atividades interativas da ciência, da tecnologia e ter dúvidas respondidas por renomados profissionais”. E o presidente do Comitê Local do evento comemora: “Considerado um dos mais importantes eventos da meteorologia e pela primeira vez realizado no estado de Alagoas, já superamos todas expectativas em relação ao número de inscritos e trabalhos submetidos, pois já ultrapassamos a casa dos 743 inscritos”.
Mais sobre o congresso
O congresso tem como público-alvo profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de meteorologia, engenharias, hidrologia, geografia, oceanografia, estatística, ciências da computação, além de servidores da Defesa Civil, Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologias de municípios e estados brasileiros.
“O evento congrega alunos e professores de diversas universidades nacionais e internacionais, profissionais de centros operacionais e de pesquisas em meteorologia, tomadores de decisão, como é o caso do setor público nos diversos estados da federação, além de diversos seguimentos da sociedade que dependem das informações meteorológicas”, acrescenta Heliofábio Gomes.