Ufal organiza evento científico na área de jogos eletrônicos

Evento será em maio de 2019 e inscrições já estão disponíveis

Por Eduardo Almeida - jornalista colaborador
- Atualizado em
Arte de divulgação
Arte de divulgação

Maceió se transformará na capital brasileira dos jogos eletrônicos, entre os dias 22 e 24 de maio de 2019, quando receberá a 13ª edição do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (13° SJEEC). O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e acontece no Centro Universitário Tiradentes (Unit).

A programação inclui palestras, mesas redondas, além de grupos de trabalho sobre jogos digitais. A edição 2019 do SJEEC contará com a presença de um palestrante internacional, que participará da conferência de abertura, além de apresentações de trabalhos de pesquisadores brasileiros na área.

Os interessados em participar podem se inscrever clicando aqui . O evento é direcionado a estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores da educação básica.

Conforme o coordenador geral, o professor da Ufal Fernando Sílvio Pimentel, o evento tem como desafio estabelecer uma interlocução entre jogos eletrônicos, educação, comunicação, cultura, saúde e diversidade. “O objetivo é reunir uma rede de pesquisadores e desenvolvedores de jogos a fim de discutir e explorar esse campo de estudo e produção tanto no que se refere aos serious games, como aos games apenas com fins comerciais”, explica. 

De acordo com Pimentel, o tema tem recebido atenção de pesquisadores em todo o mundo, ao longo dos últimos anos. “Há uma significativo investimento em pesquisas, estudos e produtos nesta perspectiva dos games”. E conclui: “Esta área é fundamental, na medida em que potencializa uma rede criativa com pesquisadores e profissionais com diferentes expertises que juntos constroem um conhecimento coletivo que traz contribuições para os diferentes campos de conhecimento”.