Projeto auxilia produtores no manejo e produção de leite de cabra
Objetivo do grupo é incentivar a caprinocultura e a produção do leite corretamente
- Atualizado em
Com o intuito de auxiliar produtores e famílias em algumas cidades, o grupo Nutrição e Produção Animal do Agreste Alagoano (NP Agreste) da Universidade Federal de Alagoas realiza ações para incentivar a produção de leite de cabra de forma correta. O projeto é realizado em pequenas propriedades nos municípios de Igaci, Limoeiro de Anadia, Arapiraca e Coité do Nóia.
Inicialmente, o grupo atua no incentivo à alimentação correta das cabras leiteiras, usando alimentos disponíveis próximos às propriedades para que afete a produção e a qualidade de leite positivamente. E depois, é feita a avaliação da qualidade do leite das cabras dos produtores envolvidos com o projeto.
A iniciativa começou no Capril Dona Vânia, em Limoeiro de Anadia, e em seguida as relações foram ampliadas para produtores de outras associações. De acordo com a professora Josilaine Matos, do Campus Arapiraca, o principal objetivo é alavancar a caprinocultura, atividade zootécnica voltada para a produção de leite de cabras de forma técnica e profissional intentando a lucratividade para o produtor.
“De forma direta atingimos as famílias dos produtores de cabras, de forma positiva tanto economicamente quanto de valorização pela presença e atuação da Universidade nas propriedades. A comunidade local e os municípios vizinhos são impactados pelo consumo de leite de cabra e seus derivados com qualidade e compromisso com o meio ambiente”, afirma a docente.
A pesquisa é desenvolvida por técnicos e professores do curso de Zootecnia do Campus Arapiraca e do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) em conjunto com pequenos produtores ligados a Associação de Agricultores Alternativos (Aagra) de Igaci, a Cooperativa de Agricultores Familiares do Sertão Alagoano (Cafisa), em Pão de Açúcar, a Associação de Pequenos e Médios Criadores de Animais de Produção do Agreste Alagoano (Aspemeal), em Arapiraca, e a outras associações e cooperativas.
Além de participar do projeto, desde 2014, Josilaine também realiza treinamentos com produtores, para que eles realizem a ordenha de forma correta, promove exposições de animais e ministra palestras e minicursos com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva de leite de cabra com autoridades, técnicos e produtores.