Reitora da Ufal participa de Seminário sobre a Declaração de Direitos Humanos
Em Brasília, Valéria Correia também fez contatos para conseguir recursos financeiros para a Universidade
- Atualizado em
A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, participou, nesta terça-feira (18), do Seminário 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 30 Anos da Constituição Federal – Preceitos constitucionais em defesa da democracia, da autonomia universitária e da liberdade de expressão. O evento foi promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Além de gestores das universidades, foram convidados o coordenador-geral da Fasubra, professor José Maria Castro; a presidente da UNE, Marianna Dias, e representantes da Andes. “Este é um debate fundamental e precisa envolver toda a sociedade. Considero a Universidade como guardiã dos direitos humanos e da Constituição Cidadã cujos princípios democráticos precisam ser reafirmados e fortalecidos 30 anos depois da sua promulgação”, destacou a reitora da Ufal.
Recursos
Durante a estadia em Brasília, a reitora Valéria Correia também realizou reuniões e contatos visando garantir verbas para a Universidade. Em reunião com Weber Souza, coordenador geral de Planejamento e Orçamentário da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, a reitora solicitou a liberação dos recursos do Termo de Execução Descentralizada para a compra de computadores. “O resultado da reunião foi muito positivo e os recursos já devem entrar na conta da Ufal esta semana”, informou a reitora.
Também foram mantidos contatos com a assessoria do gabinete do senador Renan Calheiros para solicitação de novos recursos para custeio da Ufal. “O senador Renan Calheiros reforçará em reunião com o ministro da Educação, nesta próxima quinta-feira”, ressaltou Valéria Correia.