Reitora da Ufal realiza palestra sobre saúde pública no 16º Enpess

Participantes do encontro aprovaram moção de apoio para Valéria Correia pelo posicionamento da gestora contra o projeto Escola sem Partido

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
Valéria Correia no 16º Enpess
Valéria Correia no 16º Enpess

A reitora Valéria Correia foi palestrante do 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (Enpess), realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento começou no dia 2 de dezembro e seguiu até a última sexta (7). Na ocasião, a reitora da Ufal apresentou dados de sua pesquisa sobre saúde pública. 

“É uma grande honra estar no maior evento científico da área de Serviço Social e ser convidada para fazer exposição numa mesa central sobre a saúde. Aqui, compartilhamos as pesquisas do nosso grupo, inclusive do último livro que publicamos este ano”, afirmou. “Minha abordagem foi sobre a questão do processo de privatização da saúde pública, do desfinanciamento e da importância, na conjuntura atual, da defesa, na formação, do SUS, da política de saúde pública de qualidade e universal”, disse. Ela ainda destacou que “no momento atual, há a necessidade da defesa do serviço público da universidade brasileira, do ensino público de qualidade e do Sistema Único de Saúde”. 

Vários docentes e estudantes da Faculdade de Serviço Social (FSSO) também participaram do 16º Enpess com apresentação de trabalhos. O evento teve como tema Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social

Moção de Apoio dos participantes do Enpess 

Durante o 16º Enpess, os participantes aprovaram uma moção de apoio à reitora Valéria Correia por causa das críticas que tem recebido de alguns setores por se posicionar contra a Lei da Escola Sem Partido. 

Confira abaixo: 

Moção de apoio à reitora da Ufal, Valéria Correia, durante o XVI Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino em Serviço Social, realizado em Vitória/ES 

As/os assistentes sociais reunidas/os no XVI Enpess expressam sua solidariedade e apoio à reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Valeria Correia, que tem sido alvo de ataques em virtude de seu firme posicionamento em defesa da universidade pública como espaço democrático de produção de conhecimento crítico e plural. 

Reafirmamos a defesa da democracia, da autonomia e da liberdade de pensamento de docentes e da comunidade universitária. E seguimos juntas/os na luta contra o sucateamento das políticas sociais, da mercantilização da educação e em defesa da Escola sem mordaça.

Sindicatos também divulgaram nota de apoio à reitora. Leia aqui