Conheça o serviço de Ouvidoria da Ufal e saiba quando recorrer a ele

Há quase quatro anos o setor acompanha e gerencia as manifestações de elogios, críticas e sugestões


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Ouvidor-geral da Ufal, Afonso Marinho Espíndola Filho. Foto: Renner Boldrino
Ouvidor-geral da Ufal, Afonso Marinho Espíndola Filho. Foto: Renner Boldrino

Janaina Alves – relações públicas

Criada em 2014, a Ouvidoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é o setor responsável pelo controle e participação social, que gerencia os elogios, críticas, sugestões e denúncias que a instituição recebe. Por meio de vários canais, a equipe disponibiliza o tratamento dessas participações e orienta quanto à melhor maneira de solucioná-la.

“A Ouvidoria é um canal mediador para os cidadãos, visando solucionar as manifestações que nos são apresentadas e fazer com que as demandas sejam resolvidas, sugerir melhorias, propor inovações, além de atuar na prevenção de conflitos” explicou o ouvidor-geral, Afonso Marinho Espíndola Filho.

Qualquer cidadão pode entrar em contato com o setor, mesmo quem não estuda ou trabalha na Ufal. O atendimento pode ser feito no local, situado no térreo do prédio da Reitoria, Campus A.C. Simões, em Maceió; pelo e-mail: ouvidoria@ufal.br, por meio dos telefones: 3214-1908/ 1906 ou pelo Sistema de Ouvidoria do Governo Federal (e-OUV).

O tratamento das manifestações varia de acordo com o tipo. No caso de sugestões, reclamações, solicitações ou denúncias recebidas pela Ouvidoria, o setor oferece resposta conclusiva dentro do prazo de 20 dias, prorrogáveis, mediante justificativa, por mais dez dias. Já quando é feito um elogio, ele é direcionado ao agente público e, em seguida à área de gestão de pessoas para eventual registro em folha funcional.

Para saber a diferença entre cada tipo de manifestação, acesse a página da Ouvidoria no site da Ufal. O setor também oferece uma pesquisa virtual de qualidade em sua página, cujo objetivo é medir a satisfação daqueles que recorrem a ele. Não deixe de manifestar sua participação na Ouvidoria.