Capes faz chamada para articulação de cursos na modalidade EaD

A submissão de propostas tem início no dia 19 de março


- Atualizado em
Em reunião, dúvidas sobre o edital foram esclarecidas. Foto: Renner Boldrino
Em reunião, dúvidas sobre o edital foram esclarecidas. Foto: Renner Boldrino

Diana Monteiro - jornalista 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (Capes) divulgou edital de seleção de propostas de instituições públicas de ensino superior integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para a oferta de cursos superiores na modalidade Educação a Distância (EaD). 

Conforme o Edital Capes nº 05/2018, a seleção de propostas tem vagas prioritárias para cursos na área de formação de professores em atendimento à Política Nacional de Formação de Professores, de acordo com o Decreto 8.752, de 9 de maio de 2016. 

O prazo para submissão de propostas no Sistema integrado da Capes (Sicapes) será de 19 de março a 20 de abril, seguida da etapa de análise técnica, de 23 de abril a 24 de maio. A divulgação do resultado preliminar será no dia 25 de maio e a fase para recursos ocorre de 28 de maio a 1º de junho. O edital vai selecionar um total de cem mil vagas a serem preenchidas entre julho de 2018 a dezembro de 2019. 

Está entre as regras e requisitos de submissão de propostas que só poderão submeter proposta no referido edital as instituições públicas de ensino superior (federais, estaduais e municipais); integrantes do Sistema UAB; e com IGC (Índice Geral de Cursos) igual ou superior a 3.4.1.2. 

Mais informações sobre o edital, com respectivos critérios, cursos e etapas, no site da Capes.

 

Reunião marcou o início das atividades 

Em reunião, no último dia 7, foi iniciada uma construção coletiva de propostas para cursos de graduação e especialização da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Cerca de 20 pessoas, entre gestores, diretores, coordenadores de curso e representantes das Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação e de Graduação, participaram. Na ocasião, o cronograma e o planejamento de atividades foram elaborados. As unidades acadêmicas, agora, estão levantando suas demandas, que serão encaminhadas à Coordenadoria Institucional de Educação à Distância (CIED) para posterior envio à CAPES.