Campus Arapiraca ganhará quiosque de agricultura familiar
Projeto será o primeiro equipamento da Proex no campus
- Atualizado em
Izadora García – relações públicas
A entrega simbólica do quiosque de agricultura familiar para o campus Arapiraca foi realizada. Agora, serão realizados os ajustes necessários e a base será construída para que o estabelecimento comece a funcionar. A iniciativa, fruto de um projeto de extensão, cria um espaço de comercialização, troca de experiências acadêmicas e importantes discussões interdisciplinares sobre a segurança alimentar e nutricional no ambiente universitário.
"A incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES), materializa a função social da universidade, dialogando sobre novas formas de pensar as relações sociais e produtivas dos bens necessários à existência humana. Do ponto de vista acadêmico, o quiosque é um equipamento fundamental para o desenvolvimento de ações de extensão que favoreçam, por um lado, a apreensão do conhecimento e, por outro, o desenvolvimento humano e social regional, motivos pelos quais a universidade foi interiorizada", afirmou Joelma Albuquerque, Pró-reitora de Extensão.
O projeto conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O processo de construção da base foi encaminhado para a Coordenadoria de Infraestrutura (Coinfra) e vistorias estão sendo realizadas no campus para definir o local mais adequado para a manutenção da rede elétrica e de esgotos.
ITES ajuda a mudar a realidade com projetos de economia solidária
A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES/Ufal) realiza iniciativas para desenvolver tecnologias sociais e a gestão coletiva de bens comuns. Atualmente, a incubadora apoia os projetos de incubação do Banco Comunitário Olhos D’água, da Cooperativa de Crédito e da Associação de Agricultores Alternativos.