Controle de tuberculose é tema de manual de boas práticas em saúde no HU
O livro de bolso facilita o acesso às informações para o controle e tratamento da doença
- Atualizado em
Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) lançou o Manual de Controle da Tuberculose Hospitalar, voltado à prevenção e tratamento da doença em trabalhadores do HU. O documento compacto, em formato de livro de bolso, permite o acesso rápido às normas e boas práticas em saúde.
A mesa redonda Ações Preventivas do HUPAA no Combate à Tuberculose Hospitalar buscou fornecer aos trabalhadores do hospital Indicações de isolamento, procedimentos para os que se expõe ao paciente doente. O manual é o único em Alagoas voltado aos profissionais da rede pública de saúde.
O médico infectologista, Arthur Maia Paiva, ressaltou a importância do manual. “Não há programa voltado aos profissionais que trabalham em hospitais, como existe para a população em geral e para os trabalhadores de ambulatórios. Está nascendo dos hospitais e instituições que estão construindo seus próprios programas”, esclareceu.
O médico destacou o documento como parte das ações planejadas pelo hospital para a saúde do trabalhador. “O manual é uma das metas do planejamento de ações a serem implementadas no HU: Sintetizar todas as normas num manual prático e que servirá para treinamento dos profissionais dos setores e auxiliar na supervisão e monitoramento das orientações do manual”, pontuou o infectologista.
A superintendente do HU, Regina Maria dos Santos, falou da iniciativa da instituição num período de cortes orçamentários para a saúde pública. “Nesse momento em que os recursos em saúde são diminuídos drasticamente, dia após dia, de diversas maneiras, conseguirmos propostas que signifiquem trazer um alento para que possamos oferecer uma assistência adequada a todas as pessoas, é uma vitória”, disse.