Filme produzido no Circuito Penedo de Cinema vai para festival de Pernambuco
'O Rastro' será exibido no festival Curta Taquary, que acontece entre os dias 16 e 21 de abril
- Atualizado em
Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
A 11ª edição do Festival Curta Taquary, que acontece em Taquaritinga do Norte, em Pernambuco, entre os dias 16 e 21 de abril, vai exibir o filme O Rastro, produzido pela Oficina de Criação e Produção de Documentário Ambiental, ministrada pelo cineasta Alberto Casagrande, no Circuito Penedo de Cinema de 2017.
De acordo com o coordenador geral do Circuito, Sérgio Onofre, as produções das oficinas foram inscritas em diferentes eventos, pois o material produzido precisa circular. “A oficina de criação e produção de documentário, se propunha a um mergulho inicial nesse universo, estimulando novos realizadores, um processo de sedução. O resultado do trabalho, produzido em tão pouco tempo, surpreendeu a todos e nos levou a inscrevê-lo em outros festivais como estímulo a esses jovens realizadores”, afirmou.
Assim como as oficinas formativas realizadas dentro do Circuito Penedo de Cinema, Onofre destaca as ações do Lab-escola de Cinema, um curso técnico de produção de áudio e vídeo de 800 horas para estudantes do ensino médio de Penedo. Em O Rastro, três alunas do projeto participaram da produção.
O filme
O rio, o homem e suas marcas. Os impactos da presença humana se fazem sentir em todos os lugares, o lixo que produz diariamente, seja em grandes quantidades, seja um papel de bala, a agressão à natureza é a mesma. Ações irresponsáveis, despretensiosas e mesmo ingênuas que contribuem para a degradação do meio ambiente e, especialmente, para a lenta morte de nossos rios.
O roteiro e direção do curso são de Ana Graziella, Luiza Vieira, Vitória Regina, Vitoria Vanine, Claudia Helena Tavares, Fernanda Mikelli, Humberto Schumacher, Maíra Egito, Rosiane Santos e Xismênia Costa.
O festival
O Festival Curta Taquary é internacional e acontece anualmente no Agreste de Pernambuco. Segundo a organização, a 11ª edição tem o objetivo de potencializar a força dos encontros que acontecem nos dias de sua programação, com mostras, oficinais, exibições de filmes, debates, seminários e atrações musicais.