Núcleo temático participa de conferência da criança e do adolescente
NTCA coordena as atividades do evento nos municípios alagoanos
- Atualizado em
Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
Com o objetivo de proporcionar uma maior interação com o público infanto-juvenil o Núcleo Temático da Criança e do Adolescente (NTCA) da Universidade Federal de Alagoas, e o Grupo de Pesquisa e Extensão Redes, Questões Geracionais e Políticas Públicas, está coordenando a realização das Conferências Livres da Criança e do Adolescente, que acontecem até novembro de 2018, em diversos municípios de Alagoas.
No último dia 11 de abril, a conferência aconteceu em Maceió e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da 28ª Vara da Infância e da Juventude e da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). As 85 crianças e adolescentes que estão em unidades de acolhimentos da capital participaram da atividade.
O evento é dividido em dois momentos, no primeiro eles participam de jogos cooperativos, com intuito de incentivar o trabalho em grupo. E em seguida, são realizadas dinâmicas de grupo para debater o tema central da conferência, finalizando com a exposição dos resultados, apresentados por todos os participantes da atividade.
“A conferência ajuda os jovens a discutir e refletir sobre as diversas violações sofridas no cotidiano. Também contribui para incentivar o protagonismo juvenil e para construção de políticas públicas direcionas a este segmento. Nestes espaços eles discutem e propõem ações direcionadas ao enfrentamento das diversas situações de violação de direitos. Além de se manterem informados sobre seus direitos e deveres. É uma forma de compartilharmos conhecimento e experiências, e incentivarmos o protagonismo infanto-juvenil”, explicou a coordenadora do NTCA, Marcia Iara Costa da Silva.
A conferência
O tema central da 11ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA) é Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências. As atividades que compõem a o evento acontecem até outubro de 2019, iniciando com as conferências livres e depois as etapas municipais, estaduais e nacional, onde crianças e adolescentes de todo o país se reúnem para discutir e propor políticas públicas.
“As conferências livres têm caráter sensibilizador e mobilizador da sociedade em favor do Estatuto da Criança e do Adolescente nas políticas públicas. Sendo, portanto, um espaço informal que proporciona uma interação do público infanto-juvenil”, afirmou a coordenadora do NTCA.
Em Alagoas, as próximas conferências aconteceram esta semana em Limoeiro de Anadia e Junqueiro.
NTCA na Ufal
O Núcleo Temático da Criança e do Adolescente, que existe há 30 anos, é vinculado a Faculdade de Serviço Social (FSSO) e desenvolve atividades de pesquisa e extensão voltadas para crianças e adolescentes em situações de risco social. O NTCA tem cerca de 20 integrantes, entre alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas e assistentes sociais. Seu principal objetivo é estimular processos da capacitação dos alunos e técnicos da Ufal que atuam com crianças e adolescentes.
Há dois anos o NTCA executa o projeto de extensão sobre estratégias de fortalecimento da rede de atendimento a crianças e adolescentes, desenvolvendo ações de prevenção ao trabalho infantil, violência e exploração sexual. O projeto atua em comunidades escolares, famílias, profissionais vinculados às políticas setoriais e aos Centros de Referência e Assistência Social (Cras).