Proex lança chamada para compor programação da SBPC Jovem

Atividades são parte integrante da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência


- Atualizado em
Inscrições podem ser feitas de 11 a 23 de abril.
Inscrições podem ser feitas de 11 a 23 de abril.

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo e Giselle Nascimento - jornalista colaboradora

A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) lança edital de seleção para atividades de formação e difusão, com fins acadêmico-científicos. No período de 11 a 23 de abril estarão abertas as inscrições para a competição do Trekking C&TI; e a partir do dia 11 de junho já é possível realizar agendamento de visitas em grupos, para a programação da SBPC Jovem. O evento é parte integrante da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a ser realizada, pela primeira vez em Alagoas, de 22 a 28 de julho de 2018, com o tema Ciência, Responsabilidade Social e Soberania. 

Podem participar desta chamada pública, pessoas físicas a partir de 15 anos e pessoas jurídicas de qualquer natureza, com ou sem fins lucrativos, residentes ou atuantes no Brasil A participação de um menor de idade só será permitida mediante documento de autorização assinado por um responsável. Os interessados em propor atividades devem preencher os formulários de inscrições disponíveis nos links informados em cada tipo de modalidade e de acordo com as especificações no edital da chamada pública. 

Cada proponente poderá se inscrever apenas uma vez em cada evento da programação, respeitando-se os requisitos exigidos. A programação será composta pelas propostas que devem ter como tema Ciência, Tecnologia e Inovação voltadas para o público jovem, adulto e infanto-juvenil que forem selecionadas para cada evento, quais sejam: Central de Jogos - desenvolvimento de metodologias lúdicas (jogos) em diferentes áreas do conhecimento; Letra Viva - iniciativas de leitura de todos os segmentos da sociedade, contação de histórias, dramatizações e performances de pequeno porte, entre outras; Arena de Ideias- sessões de bate-papos interativos com o público circulante e Oficinas Criativas - oficinas ou minicursos de temas que dialoguem com a temática do evento.

Além dessas atividades, a SBPC Jovem também terá a Mostra Interativa Universitária, sendo um espaço para exposição/realização de atividades criativas e interativas dos estudantes em nível de graduação das IES, fruto de projetos de ensino, pesquisa e extensão e o Espaço expositivo IFES brasileiras, para a realização de atividades de fruição científica, voltado a instituições brasileiras de Ensino Superior. 

Segundo a chamada, as propostas inscritas serão analisadas por uma Comissão de Seleção, formada no total por até 30 integrantes, dividida em subcomissões de até cinco profissionais para cada modalidade de evento, pertencentes ao corpo técnico da Pró-reitoria de Extensão da Ufal e de outras instituições culturais e educativas de Alagoas. 

“É uma oportunidade única em que durante 70 anos, essa é a primeira vez que o nosso Estado sedia o maior evento científico da América Latina. Além disso, as IES e entidades científicas e educativas de outros estados podem e devem estar conosco nesse grande evento. Assim, esperamos contar com grande participação das comunidades para estabelecer parcerias no trabalho coletivo que estamos organizando", destaca a pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque. 

Trekking C&TI 

Nesta modalidade, a equipe formada por cinco estudantes irá participar de uma série de desafios de um trekking (caminhada ou trilha), enfrentando um número de provas (atividades científicas, resolução de problemas) em contato com cursos e laboratórios da Ufal, Campus Maceió. 

As inscrições devem ser feitas por um adulto representante da escola, sendo a escolha dos participantes da equipe e a autorização dos pais de responsabilidade da instituição de ensino. Só será aceita uma inscrição por escola. A competição acontecerá no horário da tarde. 

Até o dia 20 de junho, o responsável pela inscrição receberá, por e-mail, as regras da prova, tempo de duração, cursos e assuntos científicos a serem abordados. Cada equipe deve estar afinada com os temas propostos, possuir uma bússola e capas de chuva para seus integrantes, para enfrentar os desafios da competição. Os custos de alimentação e de transporte serão de responsabilidade da instituição proponente, as equipes deverão estar no local às 12h30 até a duração final da prova, que será por volta das 18h. Serão ofertadas até 20 vagas para as equipes. Inscrições aqui.  

De acordo com Joelma Albuquerque, a iniciativa visa criar uma programação diversificada e atrativa para os visitantes da SBPC Jovem. "Para nós é importante que a comunidade acadêmica da Ufal e demais instituições científicas e de Ensino Superior, Instituições de caráter Educativo em geral, submetam suas ações criativas, críticas e científicas, de forma que possam mostrar para os participantes da 70° SPBC o que Alagoas tem produzido”, convidou a pró-reitora. 

O resultado da seleção será divulgado na data provável de 7 de maio. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail sbpcjovemal@gmail.com. 

Agendamento de visitas em grupo 

As escolas do interior, municipais ou privadas, os institutos federais e as instituições não governamentais interessadas em participar com seus grupos das atividades da programação da SBPC Jovem devem submeter às vagas disponibilizadas por meio de inscrição. No caso das escolas estaduais e daquelas municipais da capital, os agendamentos serão realizados, respectivamente, pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). As inscrições, para este Edital, serão confirmadas por e-mail, após a verificação dos dados e documentos exigidos. Cada agendamento confirmado dá direito a levar, no máximo, 50 pessoas, cota que representará a Instituição no dia escolhido, lembrando que cada escola só poderá fazer inscrição uma única vez durante o evento. 

A Instituição que fizer mais de um agendamento por dia, terá os demais registrados em um cadastro de reserva, podendo ser ou não contemplada novamente a depender da demanda. Os custos de alimentação e de transporte serão de responsabilidade da instituição proponente. Cada instituição deverá preencher e assinar, impreterivelmente, o Termo de Responsabilidade disponibilizado no mesmo endereço eletrônico do Formulário de Inscrição. Será composta uma lista de espera para ser acionada em caso de desistência. Inscrições aqui, a partir de 11 de junho de 2018.  

Para mais informações sobre as atividades de formação e agendamentos, acesse o edital completo.