Conferência sobre o ensino da matemática gera debate sobre modelo de aprendizado
Palestra reuniu professores e alunos num bate-papo sobre o modelo de ensino nas escolas
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A conferência Aprender matemática: uma responsabilidade para além da tradicional sala de aula, foi conduzida pelo professor José Antonio Salvador, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a colaboração do professor João Frederico Meyer, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e da presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Regina Célia Grando.
Envolvidos em um caloroso debate, o local ficou lotado de alunos atraídos pelo tema de ensinar matemática para além das cadeiras enfileiradas nas salas. Os inúmeros desafios apresentados na trajetória de mudança no ensino tradicional vieram em forma de provocações matemáticas aos presentes.
A discussão ficou em torno de como atrair as crianças pela matemática que está ao redor delas, no dia a dia, trazendo para a sala de aula. O modo como ensinar a disciplina foi outro ponto tocado pelo professor João Frederico. “Tudo o que nós fazemos tem matemática. Existe a capacidade de pensar, de refletir, de criticar e de fazer abstrações. Só que isso não é somente com a matemática isolada, é junto com física, ética, filosofia… Nós trabalhamos com a matemática aplicada nas necessidades da sociedade.”, enfatizou.
A busca pela matemática fora da escola foi tratada como papel do professor, para deixar o conhecimento acessível, com uso das novas tecnologias A capacitação dos docentes foi bastante questionada, sugerindo a necessidade de um estudo da realidade onde estão inseridos, para que se pense no papel de formação desses profissionais. A função da escola também foi destaque no debate, assim como o conceito de sala de aula enquanto laboratório de pesquisa e a valorização do profissional por meio do ensino híbrido, com o tempo dedicado à preparação das aulas.
A professora Regina ainda complementou que o ensino da matemática precisa de uma reformulação sob a ótica da sociedade. “Várias das práticas sociais já mostram a existência de como a matemática resolve os problemas da sociedade. A matemática que a gente faz na sala de aula é a generalização desses problemas. A matemática da escola dá o sentido à matemática prática, ela consegue transcender das situações didáticas. O papel da escola é ampliar isso de alguma maneira para outras formas de produção de conhecimento”, destacou.