Desenvolvimento de sistemas complexos para saúde é tema de debate

Sérgio Mascarenhas falou sobre os conceitos dos sistemas complexos na saúde

Por Mylena Jardel - estudante de Relações Públicas
- Atualizado em
Sérgio Mascarenhas participou de debate na SBPC Alagoas
Sérgio Mascarenhas participou de debate na SBPC Alagoas

O físico-químico Sérgio Mascarenhas de Oliveira foi convidado para falar sobre suas pesquisas em conferência da SBPC Alagoas, na última quinta-feira (26). Ele passou informações sobre a importância dos sistemas complexos para a saúde usando teorias e exemplos do cotidiano, e ressaltou a importância deles para o futuro da área no Brasil. 

Mascarenhas falou sobre o a confusão gerada nas disciplinas de saúde por se comunicar com várias áreas como biologia, medicina, enfermagem e psicologia. E destacou a importância dos softwares e inteligência artificial quando associados ao sistema biológico. 

Para o pesquisador, o essencial da saúde é saber usar a estatística. Ele explica sobre a estatística de Thomas Bayes, um matemático inglês, conhecido por ter formulado o caso especial do teorema de Bayes. Sérgio Mascarenhas comentou que a teoria de Bayes estava um tanto escondida dentro do departamento de matemática, mas com a chegada dos computadores aconteceu uma novidade na biologia e na engenharia: a possibilidade de separar o ruído do sinal. 

“Quando você tem o emissor, ele não emite sempre na mesma frequência, pode variar a temperatura do circuito e pode haver um ruído qualquer. Isso significa que o sinal já vem com erro. Nessa teoria tudo que for ruído, não é sinal. Antes é preciso identificar o ruído para depois encontrar o sinal. Quando você separar o ruído, o restante que sobrar será o sinal”, explicou. Isso é chamado de sinal não linear, quando mexe em uma parte do sistema, ele mexe em todo. E conclui dizendo que, para um sistema completo, é essencial saber quais são os erros, dos quais podem ser detectados com estatísticas Bayesianas e fazendo uso de computadores.