Líderes da Sociedade Brasileira de Farmacognosia realizam conferências
Atividade contou com a presença do presidente e vice da SBFgnosia
- Atualizado em
A Ufal recebeu, dentro da programação da SBPC Alagoas, uma conferência sobre a história e contribuições realizadas pela Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia), que completa 42 anos em 2018. O evento contou a presença do atual presidente da Sociedade, Leopoldo Clemente, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do vice-presidente e conferencista, Cid Aimbiré, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“A farmacognosia é uma área das ciências farmacêuticas que trabalha ligada às plantas medicinais, então ela tem um escopo muito grande porque envolve estudos de botânica, química orgânica e farmacologia”, explicou o professor Cid Aimbiré. “Acho que a maior importância, hoje, da farmacognosia, é dar para a população medicamentos de boa qualidade”, completou.
Os alunos presentes ouviram a história da SBFgnosia e receberam a nova edição da Revista Brasileira de Farmacognosia. “O histórico da farmacognosia está diretamente ligado à nossa revista”, explicou o conferencista. Ao fim de sua fala, Cid apresentou algumas de suas contribuições para essa área, incluindo pesquisas de plantas que podem ajudar no combate ao Alzheimer.
Os últimos momentos da atividade foram marcados por perguntas dos alunos e o convite do professor Leopoldo para os simpósios regionais sobre farmacognosia que acontecerão em todo o Brasil. “A gente está muito empolgado com os simpósios regionais, porque a nossa ideia é descentralizar um pouco o acesso ao conhecimento”, afirmou.