Mesa-redonda debate graduação, pós e ensino de base

Dificuldades e mudanças ao longo do tempo foram reflexões na SBPC Educação

Por Paulo Canuto - estudante do Jornalismo
- Atualizado em
Mesa traz nova perspectiva ao ensino de base. Foto: Paulo Canuto
Mesa traz nova perspectiva ao ensino de base. Foto: Paulo Canuto

A mesa redonda Pós-graduação, graduação e ensino de base: relações desafiadoras e caminhos trilhados fez parte de uma série de atividades da SBPC Educação, encerrada neste sábado (21).  Refletindo sobre a necessidade da integração entre as esferas do ensino, a ideia da mesa foi trazer um olhar crítico para esse tema, que não é novo, mas com a proposta de não só problematizar o que já foi feito, mas trazer uma perspectiva de propor soluções, aproximando essas etapas na formação do ser humano. 

A mesa discutiu a forma como se dá o processo de ensino, pois a grade curricular é voltada para a reprodução das pesquisas de outros autores, e de como se exige desse aluno a produção de conteúdo quando ele chega à pós-graduação. “Após todo um maquinário de reprodução, a pós-graduação exige que ele seja um agente de produção, mas como ele vai produzir se ele passa a vida toda reproduzindo?” questionou para reflexão a mediadora da mesa, professora Rita de Cássia Souto. 

Outro ponto abordado está relacionado a projetos desenvolvidos no processo de letramento, como forma de auxiliar na formação acadêmica do estudante, a exemplo de trabalho de campo e projetos de extensão voltados à produção de conteúdo. 

O professor do Instituto Federal Alagoas (Ifal) e pesquisador, Antônio Carlos Santos Silva, enfatizou a importância de discussão desse tema num evento como a SBPC: “Aqui é o lugar de diálogo nacional, onde toda a ciência se encontra e vem para ampliar essa discussão, saindo dos muros da universidade e se aproximando mais do público em geral, não só através de relatos de experiências ou pesquisas”, falou.