Minicurso da SBPC Alagoas incentiva plantio de horta nas escolas

Os participantes são ensinados a cultivar plantações de forma correta e criar adubos orgânicos com lixo

Por Kerolaine Costa- estudante de Jornalismo
- Atualizado em
Professora Marília Regina Costa Castro, do IFPE
Professora Marília Regina Costa Castro, do IFPE

De 23 a 26 de julho ocorreu o minicurso Horta escolar e ecoalfabetização: ajudando a construir uma escola com responsabilidade socioambiental, aplicado pela professora do IFPE, Marília Regina Costa Castro. A oficina teórico foi destinada aos interessados em implementar uma plantação de hortaliça com caráter ambiental. As aulas também contaram com um passo a passo para a produção. O material com informações complementares é entregue aos participantes para auxiliar e aprofundar o conteúdo ensinado nas aulas.

A plantação pode ser feita por pessoas de todas as idades e não apenas menores em fase escolar. Além de professores e agrônomos, os profissionais da saúde podem fazer uso da horta para estimular a terceira idade, unindo o cultivo com a elaboração de placas feitas à mão.

A professora explicou que há facilidade em plantar verduras e legumes nas escolas devido ao espaço maior e a atividade pode ser dirigida aos estudantes. O que for produzido é usado na alimentação, gerando menor gasto na compra de alimentos para as refeições. O lixo gerado pelo resto de alimentos é utilizado na compostagem, uma espécie de adubo orgânico, gerando gasto mínimo na horta. “A horta escolar é um recurso didático que pode ser utilizado em vários ambientes e fomenta a experiência de aprendizagem. Ela reúne todos os diversos componentes do currículo escolar com essa experiência de aprendizagem”, afirma a professora Marília Regina.

Na oficina, ela também ressaltou a importância de conscientizar a comunidade sobre a alimentação saudável, para que o consumo de alimentos livre de produtos industrializados não aconteça apenas nas escolas. Marília levou sementes para que os participantes tivessem contato com essa fase da planta, e ensinou como aumentar a produção da horta. Com o corte correto, a cebolinha e o coentro, por exemplo, podem produzir até três vezes antes de morrer.