Centro de Ciências Agrárias recebe seminários de Apicultura e Meliponicultura
Durante o evento haverá o concurso do mel e venda de produtos
- Atualizado em
Buscando proporcionar a disseminação do conhecimento e fomentar a troca de experiências com produtores, o Centro de Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sedia o 28º Seminário Alagoano de Apicultura e o 5º Seminário Alagoano de Meliponicultura. Com o tema Capacitar para produzir, os eventos serão realizados durante todo o dia 20 de setembro, nas dependências da unidade acadêmica, situada às margens da BR 104, em Rio Largo.
Com uma programação diversificada, por meio de palestras e minicursos, a iniciativa promoverá o intercâmbio entre produtores, estudantes, professores, pesquisadores e simpatizantes das áreas. Os seminários contarão com a participação de profissionais que se destacam dentro e fora do Estado para compartilhar seus conhecimentos sobre técnicas de manejo em campo e fabricação de produtos.
A Própolis Vermelha será um dos assuntos abordados durante o encontro, esta que tem cor e características diferenciadas já que sua composição está inteiramente ligada às espécies vegetais típicas de manguezais alagoanos. Em 2012, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inspi) reconheceu como puramente alagoana, na modalidade Denominação de Origem.
Graduando do curso de Zootecnia e membro da comissão organizadora, Gustavo Paranhos destaca a importância destas atividades acontecerem no Ceca, já que é o local onde estão se formando os profissionais que atuarão nestas e em outras áreas. “O objetivo principal é promover a troca de conhecimento entre a Universidade e os produtores, nós esperamos que o evento seja bastante agregador e que todos aproveitem ao máximo”, disse.
Na ocasião, o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) fará a distribuição de mudas. Além disso, também haverá a feira apícola, para aquisição de produtos, e o concurso do mel, onde serão premiados os produtos considerados de melhor qualidade.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site. Outras informações também estão disponíveis na página.