Exposição mostra Lagoa Mundaú sob o olhar dos moradores locais
Alunos de Jornalismo realizam a exposição fotográfica e um debate no dia 27 de setembro
- Atualizado em
Fotografias feitas por moradores das comunidades da Lagoa Mundaú irão compor a exposição Da lama ao caos, realizada por estudantes do 5º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os lagunos participaram de oficina de composição e técnicas fotográficas ministradas pelos discentes e como resultado as fotografias mostram a beleza da paisagem da lagoa, o dia a dia da comunidade, problemas ambientais e experiências de quem vive na região. A abertura da exposição será no dia 27 deste mês, às 19h, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas.
Os organizadores explicam que a proposta do projeto é mostrar a bagagem da população da lagoa, muitas vezes esquecida “pelo caos da vida da capital alagoana”. Para além de expor, a iniciativa busca ensinar à população do local as formas de acreditar no próprio potencial e do lugar onde vivem. O nome escolhido, em homenagem a Chico Science, não veio por acaso: a exposição traz para o caos maceioense a beleza e fortuna da que nasce e reverbera na lama da Lagoa Mundaú.
A noite de abertura inicia às 19h com um debate sobre a função da fotografia para o meio ambiente e a sociedade, com o fotógrafo convidado, Jorge Vieira. A programação continua com uma mesa de debate sobre a importância da Lagoa Mundaú para a população que vive em sua margem, os problemas sociais e ambientais enfrentados pela comunidade, a construção antropológica do “homem-caranguejo” e a relação da mídia sobre as questões ambientais, com um dos líderes do comitê comunitário da população da lagoa, Samuel Drummond e o jornalista Carlos Madeiro. A programação completa e detalhada pode ser encontrada no perfil do Instagram @dalama_aocaos.
A exposição faz parte de um projeto para a disciplina Universidade, Comunicação e Sociedade, e tem orientação do professor Clayton Santos.
SERVIÇO:
O que: Exposição Da Lama Ao Caos
Abertura: dia 27 de setembro (quinta-feira), às 19h
Local: Espaço Cultural Linda Mascarenhas (Av. Fernandes Lima, Farol)
Entrada Gratuita