Grupo discute atualização da Política Nacional de Educação Especial
Debate acontece na próxima quinta-feira (20), no auditório do Cedu
- Atualizado em
O Núcleo de Estudo em Educação e Diversidade (Needi) realiza, na próxima quinta-feira (20), uma discussão sobre a proposta de atualização da Política Nacional de Educação Especial. A atividade é aberta ao público e acontece no auditório do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas, das 14h às 18h. As inscrições serão feitas no local do evento.
A Política Nacional de Educação Especial foi desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e busca acompanhar os avanços do conhecimento e das lutas sociais, construindo políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos. A política orienta os sistemas sobre a educação especial, descrevendo princípios, diretrizes, serviços, profissionais e o próprio público elegível para os serviços.
“Será debatida a proposta do atual governo para a atualização da política, que coloca em cheque a perspectiva inclusiva de educação. Gostaria de ressaltar que essa discussão é fundamental porque há uma mudança significativa na proposta e haverá uma consulta pública, que as pessoas precisam ser esclarecidas para poder participar”, destaca a professora Neiza Fumes, coordenadora do projeto e mediadora da discussão.
Sobre o Needi
O Needi é um grupo de pesquisa formado por professores, mestrandos e graduandos e tem como objetivo pesquisar a prática da inclusão, discutir as ações para sua efetividade e orientar todos os envolvidos no processo inclusivo de respeito à diversidade. O grupo discute temáticas no âmbito educacional que perpassam a formação de professores, prática pedagógica, interações na escola inclusiva, estratégias para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, inclusão no ensino superior, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tecnologias assistivas, políticas públicas, avaliação da aprendizagem e os diversos tipos de deficiências.