Ufal e Hospital Universitário comemoram o Dia da Pessoa Idosa
Programação acontece no dia 1° de outubro, das 8h às 19h
- Atualizado em
Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, o Instituto de Educação Física (Iefe), o Grupo de Pesquisa Multiprofissional sobre Idosos (GPMI) e o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) promoverão, no dia 1º de outubro, uma programação exclusivamente voltada para a temática.
A data foi criada pela ONU em 1991 com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre questões que atingem a pessoa idosa como a senilidade e os maus tratos, mas também é uma oportunidade para apreciar e valorizar as contribuições dos mais velhos para a sociedade.
De acordo com Elizabeth Moura, uma das organizadoras do evento, a ideia de criar uma programação especial para a data surgiu com o Grupo de Pesquisa Multiprofissional sobre Idosos. “Realizamos, ao longo do ano, diversas ações nesse sentido. Como percebemos que há um grupo considerável de docentes, técnicos e até mesmo alunos idosos, os participantes do grupo pensaram em realizar atividades comemorativas da data aqui mesmo, na Universidade”, explicou.
“A nossa programação, a ideia foi do GPMI, mas buscamos o Instituto de Educação Física, as Pró-reitorias de Graduação, Extensão e Gestão de Pessoas e do Trabalho e fomos atrás de pessoas que estivessem dispostas a ajudar”, comenta.
No evento, que será realizado no hall da Reitoria, no Campus A.C Simões, haverá atividades como feira de informações, caminhada, rodas de conversas, coral, zumba e apresentações artísticas.
A ação visa homenagear e sensibilizar a comunidade universitária e do entorno sobre o que é ser idoso e também fazer com que as pessoas não tenham medo de envelhecer. “Ainda ligam o envelhecimento à tristeza, à doença. Precisamos desmistificar essa ideia de que é ruim”, finaliza Elizabeth.
Dia do Idoso no HU
Além da programação na Reitoria, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) também realizará uma programação voltada a pacientes, acompanhantes e servidores do hospital e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A ação contará com atividades educativas sobre promoção à saúde e apresentações artísticas.
O evento será promovido pela Residência Multiprofissional da Ufal, Gerência de Ensino e Pesquisa (Gep) e Divisão de Gestão do Cuidado do Hospital Universitário.
Das 8h às 12h, durante os atendimentos nos ambulatórios e clínicas, os profissionais e estudantes do HU abordarão o envelhecimento ativo e os direitos da pessoa idosa. Às 12h, haverá apresentação artística do grupo Gingaterapia, da Associação Pestalozzi de Maceió e Prática Corporal Integrativa, com atividades e exercícios físicos.
A programação contará, ainda, a partir do meio dia, com atividade lúdica do grupo de extensão Anjos do HUPAA e a apresentação artística do cantor alagoano Igbonan Rocha.
Clique aqui para visualizar a programação completa.