Ufal realiza compras e investimentos em infraestrutura com recursos de 2018

Investimentos realizados com a aplicação das receitas do último ano estão sendo entregues para o uso da comunidade universitária

Por Izadora García - relações públicas
- Atualizado em
Carteiras adquiridas já estão sendo entregues nas unidades acadêmicas.
Carteiras adquiridas já estão sendo entregues nas unidades acadêmicas.

Os recursos recebidos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em 2018, incluindo orçamento próprio e emendas parlamentares, foram investidos, prioritariamente, na finalização de obras e na compra de materiais e equipamentos indispensáveis para a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nas últimas semanas, a Universidade começou a receber e distribuir os insumos adquiridos.

Mesmo com o corte de recursos que vem acontecendo ao longo dos últimos anos, a Ufal conseguiu continuar investindo em infraestrutura, renovação de mobiliário de prédios antigos e a equipagem dos novos, garantindo melhorias para docentes, técnicos e estudantes. De acordo com o pró-reitor de gestão institucional, Flávio Domingos, com esses recursos a Ufal, mais uma vez, cumpre o compromisso de garantir a continuidade e finalização das obras que estavam em aberto e fazer aquisições importantes para o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão, melhoria do conforto de docentes, discentes e técnicos, 

"Apesar do cenário de cortes e contingenciamentos, buscamos investir em equipamentos para atendimento da comunidade universitária. Essas aquisições, aliadas aos investimentos realizados em virtude da SBPC, deixam um legado positivo para a Ufal em 2018", avalia Flávio.

No último ano, foram investidos R$ 300.000,00 em equipamentos para o Museu de História Natural; foi realizada a aquisição de 100 projetores que serão destinados à programas de pós-graduação e blocos de sala de aula coletivos; foram destinados cerca de R$1.000.000,00 para atendimento de demandas do Campus Arapiraca [como a compra de equipamentos para laboratórios]; foram compradas cerca de 3.000 carteiras que atenderão à demanda das Unidades Acadêmicas com critérios objetivos estabelecidos; foi feita a aquisição de aparelhos de ar condicionado para equipar o Bloco João de Deus; e 815 novos computadores serão entregues, prioritariamente, para os setores administrativos.

"Empreendemos muitos esforços para conseguir verbas complementares ao nosso orçamento. Fui inúmeras vezes, pessoalmente, buscar emendas parlamentares que ajudassem a diminuir o impacto dos cortes orçamentários que as universidades públicas vêm sofrendo. Juntamente com a equipe da Proginst, conseguimos vitórias importantes, realizar aquisições que farão a diferença na comunidade universitária. Restaurantes entregues funcionando, novas carteiras, blocos inaugurados... o ano foi de muita luta, mas de muitas conquistas também", avaliou a reitora, Valéria Correia. 

Investimentos contemplam os campi do interior

O Campus Arapiraca foi um dos principais beneficiados com a aquisição de bancas, uma vez que ele recebeu 1.100 carteiras da última aquisição. As emendas parlamentares trazidas para a Universidade em um esforço coletivo da Gestão juntamente à bancada alagoana, garantiu equipamentos de laboratório para o Campus do Sertão e Arapiraca. 

"Como costumo dizer, em administração pública, no que concerne à compras, ter o dinheiro é a ultima das etapas, é preciso ter processos administrativos bem instruídos que deem concretude para que as compras sejam realizadas. Por isso, cabe destacar o esforço dos servidores da Gerência de Compras e Licitações da Proginst, dos servidores da Coordenação de Planejamento do Campus Arapiraca, da reitora, Valéria Correia, que buscou durante todo o ano emendas parlamentares para complementar nosso orçamento e do professor David Dantas, antigo Coordenador de Gestão Institucional do campus do Sertão, que praticamente sozinho conseguiu garantir as aquisições necessárias ao Campus do Sertão", finalizou o pró-reitor.