Calendário acadêmico 2020 é aprovado por unanimidade
Primeiro semestre letivo inicia no dia 16 de março e se encerra em 18 de julho
- Atualizado em
O Conselho Universitário (Consuni ) da Universidade Federal de Alagoas, aprovou por unanimidade, em reunião ordinária, realizada nesta terça-feira (3), o Calendário Acadêmico 2020, apresentada na oportunidade, pela conselheira e pró-reitora de graduação, Sandra Paz. O primeiro semestre letivo do próximo ano começa no dia 16 de março e se encerra no dia 18 de julho, com provas finais de 20 a 27 do citado mês. As férias estão definidas de 23 de julho a 4 de agosto.
Conforme o calendário aprovado, o segundo semestre letivo (2020.2), começa no dia 5 de agosto com encerramento no dia 12 de dezembro. As provas finais no próximo ano estão definidas para o período de 14 a 19 de dezembro e o recesso natalino transcorrerá de 21 a 31 de dezembro.
Durante a apresentação a pró-reitora Sandra Paz destacou alguns princípios do calendário: “Nesse contexto, foi elaborado um calendário humanizado, contemplando, assim, a garantia dos dias de férias letivas e férias em janeiro em virtude do transporte escolar para estudantes do interior. Também respeito à legislação, ano letivo e ano civil coincidindo e sem feriados “emendados”, frisou.
Também foram apresentados e estão dispostos como princípios do calendário: Consolidação do acolhimento estudantil unificado, com calouradas em Maceió, nos Campi e Unidades fora de sede; Planejamento das Unidades; SIMUfal (Seminário de Monitoria da Ufal); Ufal de Portas Abertas; Encantos e Encontros da Docência; Encontros de Iniciação Científica e Seminário de Inovação Tecnológica. Ainda, Autoavaliação institucional e Avaliação docente.
Por sugestão da Câmara Acadêmica, ao calendário acadêmico foram feitos pequenos ajustes de datas e dias. A exemplo do Dia do Estudante (11 de Agosto) e Dia do Professor (15 de Outubro) que passam a ser considerados na Ufal feriados totais, abrangendo assim, os servidores técnicos-administrativos.
A reunião do Consuni transcorreu por cerca de cinco horas, foi presidida pela reitora Valéria Correia que conduziu uma extensa pauta com vários pontos para apreciação, a maioria deles aprovada pelos conselheiros por unanimidade.