Espetáculo faz tributo ao poeta Jorge de Lima
Estreia será na próxima sexta-feira, dia 15, e a entrada é gratuita
- Atualizado em
Os amantes da poesia terão a chance de assistir ao espetáculo gratuito Cartografias poéticas - tributo a Jorge de Lima, que estreia nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, às 19h30, no anexo 2 da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas, em frente à Praça Visconde de Sinimbu. A direção geral é de Carla Antonello, numa produção do Laboratório de Estudo e Pesquisa de Processos de Encenação (Leppe).
O roteiro do espetáculo é coletivo e os atores que estarão no palco são alunos de cursos de graduação da Ufal, não só de Teatro e do curso de Arte Dramática da ETA. São eles: Aline Almeida, bolsista Proinart, e Anne Carolayne, bolsista Pibic, ambas da licenciatura em Teatro; Daniel Oliveira, do curso de licenciatura em Música, formado no curso técnico e colaborador do Pibic; David André, formando da ETA e aluno da licenciatura em Teatro; Dávison Souza, psicólogo e formando do curso de Arte Dramática; Ellis Maria, formada na graduação e no técnico; e Jaysllany Florêncio, aluna da graduação em Meteorologia e está se formando no curso técnico em Teatro.
Além do elenco, também tem os colaboradores: Gercy Paloma, aluna da licenciatura em Teatro e colaboradora do Pibic; Andreia Almeida assina o figurino; o professor Washington da Anunciação, da licenciatura em Teatro, é responsável pela fotografia; a professora Kamilla Mesquita, da licenciatura em Dança, é coreógrafa do espetáculo; o aluno da graduação em Teatro, João Victor, está com a iluminação; Josival José da Silva Filho, com a sonoplastia; e Jeamersom Santos, cenotécnico da ETA.
Pibic e Proinart
Nesse espetáculo, o Leppe conta com a participação de dois projetos - o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa de Iniciação Artística (Proinart) da Ufal. “Começamos a trabalhar em março de 2018, fazendo leituras e refletindo sobre as leituras de Jorge de Lima, tanto romances, como biografia e poesias. E foi a partir daí que os alunos escolheram uma poesia e fomos para parte prática, os laboratórios. Na verdade eu uso um termo etudes, que vem do meu mestre Stanislaviski [Constantin, ator, diretor, pedagogo e escritor russo], que foi minha tese de doutorado, defendida em fevereiro de 2017. A montagem é o primeiro”, revelou Carla Antonello, professora do curso de Arte Dramática da ETA e que coordena o Leppe.
A diretora explica, ainda, que esse estudo é aprofundado no Pibic. “A gente pratica laboratórios a partir do que aquele determinado texto nos traz - subtextos, as circunstâncias dadas. Tudo que a gente faz no laboratório, na prática, depois é discutido semanalmente com o meu grupo do Pibic. E o Proinart entra mais no laboratório da parte prática. Temos, além dos alunos envolvidos nesses dois grupos [Pibic e Proinart], outros interessados no projeto, que fazem parte do Leppe”, completou.
Antonello lembra que está dando o retorno para a Universidade, após quatro anos do doutoramento. “Eu cheguei na Ufal com todo gás e comecei a escrever esses projetos para trazer tudo que estudei durante os quatro anos maravilhosos de pesquisas que estive no doutorado. É o primeiro resultado de muito trabalho e de muita pesquisa”, acrescentou.
SERVIÇO
O quê: espetáculo Cartografias poéticas - tributo a Jorge de Lima
Quando: estreia dia 15 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 19h30
Onde: Anexo 2 da Escola Técnica de Artes, em frente à Praça Visconde de Sinimbu, Centro de Maceió