Tolerância é tema central de evento na Universidade Federal de Alagoas
Discussão promovida por docentes correlaciona ideias sobre moralidade, política e ética a autores da antiguidade
- Atualizado em
Entre os dias 27 e 31 de maio de 2019 acontecerá o 1º Congresso de Filosofia Antiga, Medieval e Renascentista: Tolerância, sediado na Ufal. A iniciativa surgiu dos grupos de pesquisa Vivarium e Ética e Filosofia Política, que trazem ao debate o pensamento de filósofos medievais e renascentistas sobre o conceito de tolerância, buscando relacionar com as atuais questões éticas e políticas.
As inscrições para apresentações de comunicações orais podem ser feitas a partir desta quinta-feira (15) até o dia 15 de abril. As atividades acontecem no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) e uma comissão científica vai avaliar os trabalhos enviados. As propostas aceitas serão divulgadas no dia 12 de maio.
Para se inscrever, preencha o formulário online disponível aqui.
O objetivo do congresso é retratar a relação entre o tema central, tolerância, com a ética, tendo como pano de fundo a filosofia política. Os organizadores explicam que os pensadores da antiguidade serão o ponto de conexão entre o passado e o presente, já que suas ideias consolidam boa parte dos conceitos tratados sobre moralidade, política, entre outros termos históricos.
Na organização do evento estão os professores Flávia Benevenuto, Roberta Miquelanti e Taynam Bueno. A programação completa ainda será divulgada, mas alguns palestrantes já foram confirmados: Helton Adverse, Antônio Carlos dos Santos, Flávia Benevenuto, Flávio Fontenelle Loque, Raquel Parmegiani, Roberta Miquelanti, Taynam S. Luz Bueno, Tiago Pena.
Para mais informações entre em contato pelo e-mail gefp.ufal@gmail.com ou ligue para 3214-1325.