Coordenação da unidade educacional de Viçosa publica nota sobre desaparecimento de cães

Dois animais já foram resgatados

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
Encontrar os animais perdidos é prioridade
Encontrar os animais perdidos é prioridade

A coordenação da unidade educacional de Viçosa publicou, na tarde de hoje (8), uma nota informando sobre as medidas adotadas para investigar o desaparecimento de cinco cães que viviam no local. Dois animais desaparecidos já foram encontrados: estavam sob a tutela de moradores do povoado vizinho.

De acordo com o documento, elaborado durante a reunião de colegiado da UE, as imagens do circuito interno de segurança estão sendo analisadas para tentar descobrir o que aconteceu com os cães, se eles sairam do local por conta própria ou se foram retirados de lá.

Segundo a coordenadora da UE, uma das hipóteses é que os cachorros tenham sido atraídos para fora da fazenda por alguma cadela no cio. Ainda existe a possibilidade de que os outros também tenham sido subtraídos da Unidade por moradores da região.

"Estamos verificando as imagens e conversaremos com os vigilantes que estavam escalados nos dias em que os cães desapareceram. Peço que, se algum dos animais for encontrado, entrem em contato com a coordenação da Unidade, imediatamente", explicou.

Além disso, o Centro Acadêmico de Medicina Veterinária participou da reunião e foi acionado para buscar estratégias para a adoção dos animais em até 20 dias.

Abandono de animais na fazenda

A coordenadora também explicou sobre a situação crítica de abandono de animais na Unidade. Segundo ela, por se tratar de uma faculdade de Medicina Veterinária, cães e gatos são deixados no local, muito dos quais estão doentes ou gestantes. Apesar de haver um esforço coletivo para tratar dos bichos, a Unidade não tem capacidade de fornecer uma tutela responsável para todos eles.

"Eles [os animais] precisam de uma tutela responsável. Mesmo que sejam castrados e alimentados aqui, não é o suficiente: falta cuidado no final de semana e nas férias, atenção, vacinas e limpeza. Vários acidentes já ocorreram com animais em época de férias, sendo um problema sério, pois prejudica os bichos. É necessário encontrar um lar para esses animais, que também representam um risco para a saúde pública, pela ocorrência de enfermidades graves como Brucelose, Leishmaniose e Raiva”, finalizou.

Leia abaixo a nota: 

Informamos que o desaparecimento de cinco cães das dependências da Unidade de Ensino de Viçosa foi reportado e discutido em reunião do Colegiado. Neste momento, foram encaminhadas as diligências para averiguar o paradeiro dos animais. O resgate deles é prioridade. Verificaremos junto às imagens das câmeras do circuito interno de segurança, bem como conversaremos com os vigilantes que estavam de serviço na madrugada nos dias em que os cães sumiram. Dois animais já foram resgatados, sob a tutela de moradores locais, e esperamos encontrar os outros. Solicitaremos também aos vigilantes que redobrem a segurança a fim de evitar que outros animais sejam abandonados na fazenda e pretendem dos instituir um Grupo de Trabalho para discutir o abandono de animais na Unidade.