Professora desenvolve jogo didático para dimensionamento asfáltico

A proposta é tornar mais dinâmica a aprendizagem dos alunos de engenharia; Ideia é popularizar o jogo no Brasil

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em
Professora Jéssica Helena, do curso de Engenharia Civil da Ufal
Professora Jéssica Helena, do curso de Engenharia Civil da Ufal

A professora Jéssica Helena de Lima leciona disciplinas de Engenharia de Transportes para o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas. Sempre buscando formas de dinamizar as aulas, ela criou um jogo, o Dimensione, para facilitar a compreensão dos estudantes sobre o dimensionamento de pavimentos flexíveis de rodovias e os materiais utilizados em cada situação de clima, terreno e outras variantes. 

O jogo permite que os estudantes trabalhem em grupo e desenvolvam as atividades em cinco ou seis aulas para concluir o projeto. “O objetivo é que os graduandos de Engenharia Civil sejam capazes de dimensionar pavimentos asfálticos pelo método do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte [Dnit], que é o mais utilizado”, explica Jéssica Helena. 

Capacitação Docente 

A professora Jéssica Helena relata que sempre gostou de jogos para aulas mais dinâmicas. “Os estudantes hoje em dia tem acesso a muita informação e entretenimento na palma da mão com os smartphones, então, fica mais difícil atrair a atenção deles com aulas tradicionais expositivas. Com o jogo, eles interagem e participam mais. Eu sempre gostei muito da ideia de usar jogos, sempre achei que as metodologias ativas proporcionam uma melhor aprendizagem”, destaca. 

A ideia de criar um jogo surgiu depois que a professora participou de um curso de capacitação para docentes, oferecido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) por meio da Gerência de Capacitação. O curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas, iniciado em julho do ano passado, com duração de um mês, contou com a orientação dos professores Dênia Falcão de Bittencourt (UFSC) e José Manuel Moran (USP). “Durante o curso, fomos incentivados a desenvolver um projeto, e foi aí que comecei a criação do jogo”, relata a professora. 

Parcerias 

A primeira versão do Dimensione, criada pela professora Jéssica Helena, já teve uma boa aceitação por parte dos estudantes. “Eles gostaram de trabalhar com o jogo em sala de aula e até se ofereceram para ajudar no financiamento coletivo da produção desse recurso didático. Fiquei muito satisfeita com o resultado e busquei ajuda para melhorar a funcionalidade do jogo. Foi quando conheci a professora Danielly Amatte, coordenadora do curso de Design da Ufal, que se dispôs a trabalhar comigo”, conta Jéssica. 

A partir da cooperação entre os cursos de Engenharia Civil e Design, os estudantes do Laboratório de Experimentação em Design (LED) desenvolveram o projeto gráfico do material. “Eu tinha a concepção do jogo, mas não conseguiria deixar ele tão bonito. Estou muito encantada com o resultado. Estamos divulgando o trabalho pelo Instagram e já temos muitos professores interessados em outras universidades. O desafio agora é baratear os custos de produção para popularizar o Dimensione em todo o país”, conclui a professora. 

Confira mais informações no perfil do Instagram @atransportista