Campus A.C Simões recebe 5ª edição do Enconquite
As inscrições já estão abertas; evento acontece de 6 a 8 de agosto, das 8h às 18h
- Atualizado em
O 5° encontro e a 4ª Jornada Científica de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiros de Alagoas (Enconquite) será realizado de 6 a 8 de agosto, das 8h às 18h na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus A.C. Simões. O evento oferece um calendário de atividades culturais e educativas para estreitar laços em torno do pertencimento étnico e cultural do negro afro-brasileiro.
Neste ano, o evento conta com três dias de programação, entre rodas de conversas, atividades culturais, mostra de fotografias, apresentação de trabalhos e pactuação entre as três esferas do governo e as lideranças comunitárias representadas. O evento busca fortalecer e consolidar redes de parceria, estabelecer ações de inclusão social e sustentabilidade, além de ações de enfrentamento à mortalidade das juventudes.
Segundo a coordenadora geral do evento, Cláudia Puentes, 35 trabalhos foram aprovados para apresentação no encontro. Ela também fala sobre as expectativas desta edição: “Esperamos, mais uma vez, contar com a presença dos Povos Tradicionais aqui compreendidos, os quilombolas e religiosos de matriz africana para se articularem com docentes, alunos, gestores, nas esferas federal, estadual e municipal, objetivando traçar um plano de ações mais efetivas”. Cláudia estima que o Enconquite tenha representantes de 16 comunidades quilombolas que reforcem a interrelação territorial, compromisso fundamental para o crescimento individual e coletivo das mesmas.
A abertura do evento será no auditório da Reitoria e contará com exposição fotográfica no jardim e o Xirê, uma dança típica para evocar orixás. As mesas e os simpósios temáticos ocorrem na Faculdade de Serviço Social e no Bloco 13. No primeiro dia do evento haverá inscrições presenciais e credenciamento.
Para fazer sua inscrição, acesse o link.