Museu Théo Brandão apresenta exposição de mandalas

Mostra terá 30 peças e abertura está marcada para 3 de outubro, às 19h

Por Pedro Firmino - estudante de Jornalismo
- Atualizado em

O Museu Théo Brandão (MTB) já está se preparando para receber a próxima mostra temporária Mandalas com Identidade Nordestina, do artista Gil Lopes. A abertura vai ser na quinta-feira, 3 de outubro, às 19h, e a exposição ficará em cartaz até 22 de outubro. Serão 30 telas com a curadoria do professor José Carlos e da museóloga Hildenia Oliveira.

Com temática focada na identidade, as mandalas têm um toque nordestino na obra como diferencial. Segundo o artista plástico Gil Lopes, pintar mandalas está fora da sua zona de conforto, já que ele tem o costume de retratar formas humanas. No entanto, Gil se baseia em pessoas que conhece para criar, colocando um pouco do outro, e de si, ao compor as obras. Esse toque especial acrescenta à arte na medida em que é a ilustração de um povo por um artista do povo.

Gil afirma, ainda, haver uma relação entre sua regionalidade e sua composição. Ele conta que muitas vezes cria enquanto ouve frevo. "Eu sou nordestino, tenho orgulho de ser nordestino. Então, fiz mandalas diferentes das orientais. Tem uma até que parece com o bordado filé", completou.

O artista usou a técnica do pontilhismo para compor as mandalas. Em suas palavras, o processo é agradável, mesmo sendo difícil. "Você não imagina o quão bom é para a alma; é um processo tão engraçado. Agora, às vezes, ele é doloroso, porque são 30 mandalas e todas têm de ser diferentes", destacou o artista.

Esta é a segunda vez que o pintor vai expor coletivamente. Mas suas exposições individuais já atravessaram fronteiras, sendo expostas em Portugal e na Espanha.

SERVIÇO

O quê: exposição Mandalas com Identidade Nordestina

Onde: Museu Théo Brandão

Quando: de 3 a 22 de outubro

Horário: 9h às 17h (de terça a sexta) e 12h às 17h (sábados e domingos)

Entrada: gratuita.