Bloco Filhinhos da Mamãe festeja 37 anos de tradição carnavalesca

Carnaval deste ano homenageia arquiteto alagoano Alex Barbosa

Por Pedro Firmino - estudante de Jornalismo
- Atualizado em
Arte de divulgação
Arte de divulgação

Os foliões que se preparem porque uma das prévias carnavalescas mais animadas e tradicionais está por vir. "Mamãe" trará para seus "filhinhos" neste ano uma programação convidativa, com o cortejo saindo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AL) até Museu Théo Brandão (MTB/Ufal) em nova data: 8 de fevereiro. O tema para 2020 é Filhinhos da Mamãe, brincantes e foliões, louvam Alex Barbosa, o arquiteto do sonho, o artista do ser nordeste!

A homenagem fica com o arquiteto e artista, Alex Barbosa, que faleceu em 2019. O arquiteto era conhecido por obras como o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga e o Memorial da República, na Avenida da Paz. Segundo o presidente da Associação Teatral das Alagoas (ATA), Ronaldo de Andrade, que compõe a comissão organizadora do bloco Filhinhos da Mamãe, "ele era um dos filhinhos desde 1983, um dos que estavam no primeiro cortejo. O Alex tinha duas paixões: os Filhos de Gandhi e os Filhinhos da Mamãe”.

A abertura da exposição Salão de Estandartes Carnavalescos dos Artistas Plásticos Filhinhos da Mamãe acontece na próxima sexta-feira (24), às 19h, no Iphan, em Jaraguá. A boneca “Mamãe” ficará no local até o fim do período carnavalesco. Já no dia 8 de fevereiro, às 20h, ocorrerá o cortejo com percurso do Iphan ao Museu Théo Brandão. A nova data antecede o Jaraguá Folia e não se choca com o Baile da Pitanguinha. Por fim, no dia 14 de fevereiro, às 20h, haverá o Baile dos Artistas no MTB.

Programação

Dia 24 de janeiro:

Exposição Salão de Estandartes Carnavalescos dos Artistas Plásticos Filhinhos da Mamãe no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AL), no Jaraguá

Dia 8 de fevereiro:

Cortejo: a partir das 20h, concentração na Casa do Patrimônio - Iphan-AL

Percurso: saindo do Iphan levado pelo Baque Alagoano, o bloco vai pela
Praça Dois Leões até a Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo. A Orquestra Frevo Temperado de Penedo puxa pela Rua Sá e Albuquerque até a Associação Comercial. Segue pela Praça Marcílio Dias, por fim chegando à Avenida da Paz até o Museu Théo Brandão.

Atividades:

Batizado do novo estandarte

Maracatu Baque Alagoano

Benção de um Pai de Santo

Orquestra Frevo Temperado de Penedo com regência do maestro Rocha

Recepção do Afrocaeté na escadaria da Associação Comercial

Apoteose de Mamãe

Apresentação do Boi Lacrau

Dispersão no Museu Théo Brandão

Dia 14 de fevereiro:

Segundo Baile dos Artistas (a partir das 20h)

Atividades:

Esquenta até às 22h com a cantora Vânia Garcia

Oficialização da homenagem a Alex Barbosa

Concurso de fantasias com a entrega do troféu Pedro Tarzan

Mamãe brinca no pátio com seus filhinhos

Apresentação dos guardiões de mamãe

Apoteose do estandarte novo

Boi Lacrau dança no pátio do Museu Théo Brandão

Orquestra Santa Cecília toca até às 2h