Reitora publica carta à comunidade universitária e à sociedade alagoana

Em documento, Valéria Correia se despede de seu mandato com retrospectiva sobre ações realizadas

Carta à Comunidade Universitária e à Sociedade Alagoana

Ao final de nossa gestão, expressamos a nossa gratidão à comunidade universitária e à sociedade alagoana pelo apoio para o alcance do patamar de qualidade acadêmica que a Ufal conquistou. Agradecemos também pelo suporte diante do enfrentamento aos desafios impostos por uma conjuntura de ataques às Universidades públicas brasileiras e à Ciência, através dos contingenciamentos financeiros, redução da autonomia universitária, com flagrante perseguição ao pensamento crítico e à liberdade de cátedra. Nesta conjuntura, nos mantivemos coerentes com cada princípio do projeto “Outra Ufal: democrática, autônoma, crítica e socialmente referenciada”, os quais nos moveram durante estes quatro anos de gestão.

As conquistas que a Ufal tem alcançado, nos tempos recentes, são provenientes de um trabalho coletivo que exigiu muito compromisso da comunidade universitária, especialmente das/dos gestoras/os. Em tempos de retrocessos em relação aos direitos humanos, fomos uma gestão eminentemente feminina, respeitando a diversidade humana e a pluralidade de ideias.

Mesmo em cenário adverso, desenvolvemos a infraestrutura da Ufal com a entrega de novos prédios, ampliamos as ações da assistência estudantil, abrimos novos restaurantes universitários, ampliamos políticas de permanência e bolsas acadêmicas e elevamos os indicadores de qualidade acadêmica. Consolidamos o protagonismo da Ufal no cenário nacional e internacional na medida em que realizamos a 70ª Reunião anual da SPBC. A 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas resgatou o pertencimento do povo alagoano às expressões de arte, cultura, história e literatura, colorindo as ruas de Jaraguá.

Em um contexto de recrudescimento do conservadorismo, continuaremos contribuindo para que as Universidades públicas permaneçam comprometidas com os mais altos valores da humanidade, a proteção do meio ambiente, a valorização dos povos originários, da diversidade humana e da pluralidade social, a garantia da democracia, da liberdade de expressão e de cátedra.

A Ufal permanecerá contribuindo para o desenvolvimento social de Alagoas, do país e do mundo. Sigamos com a afirmação da alagoana Nise da Silveira, que enfrentou o conservadorismo do seu tempo com a arte, revolucionando o tratamento do transtorno mental: “Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão”.

Saudações Universitárias!

Maceió, Alagoas, 22 de Janeiro de 2020

Maria Valéria Costa Correia
Reitora da Universidade Federal de Alagoas