Parceiros da Ufal no combate ao coronavírus acompanham produção de álcool em gel
Mobilização continua para que fornecimento de insumos não seja interrompido
- Atualizado em
Parceiros da Universidade Federal de Alagoas na produção de materiais de higiene que serão doados ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), a presidente do Conselho Regional de Química (CRQ – 17ª/AL), Fátima Lipo, e o presidente da empresa Plastec, Gilvan Leite, estiveram no Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Ufal nessa segunda-feira (30).
Na ocasião, tiveram a oportunidade de conversar com estudantes, professores e técnicos voluntários, além de acompanhar a produção de álcool em gel 70%. “Olhando o momento que estamos passando, buscamos unir esforços junto a outros parceiros do setor do plástico e também grandes parceiros como a Ufal e o CRQ para fabricar produtos essenciais no combate à Covid-19”, declarou Gilvan Leite, que também preside o Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas (Sinplast). Ele enfatizou que “amenizar os efeitos desta pandemia é um gesto humanitário e solidário”.
A presidente do CRQ em Alagoas destacou que a visita também foi para parabenizar a ação dos voluntários que estão na linha de frente do trabalho, unindo forças a cada dia. E ressaltou que os trabalhos não param. “Nós do CRQ e o senhor Gilvan estamos nos bastidores, mobilizando para que não haja interrupção no fornecimento de insumos necessários e para o engajamento de [novos] voluntários”, disse Fátima Lipo.
Unidade de referência e com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Lipo afirmou que a ação coordenada pela Ufal com o apoio da iniciativa privada é “um suporte fundamental para o HU que recebe, diariamente, pacientes do SUS”. Ela ainda contou que há o desejo de ampliar a doação de materiais para outros setores, a exemplo dos asilos. “Com a produção aumentando, a intenção é ampliar para dar suporte a casas de idosos. Só em Maceió são 23 registradas”, relatou.
Como ajudar
Empresários de Alagoas, dos mais diversos ramos de atuação, vêm colaborando com a doação de materiais, a exemplo de etanol, hipoclorito de sódio, luvas, entre outros insumos. Já estudantes e professores da Ufal trabalham na produção de álcool em gel 70%. Todos os materiais serão destinados para uso dos profissionais do HU.
Os trabalhos na Ufal são realizados no laboratório do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) e coordenados pela professora Valéria Rodrigues Malta, que também é vice-diretora do IQB. “Agradeço do fundo do coração a cada um daqueles que vêm [ajudar], e que nos auxiliam com doações de materiais”, disse Valéria.
O grupo permanece aberto para que mais pessoas, da comunidade universitária ou do empresariado, disponham-se a ajudar, seja com doação ou trabalho. Os interessados devem entrar em contato com as professoras Valéria Malta ou Tatiana Balliano, do IQB.